Exclusivo

Internacional

Embaixadora da Palestina apela à solidariedade das nações no evento “Futebol para a Paz”, embaixador israelita só quer falar de desporto

Embaixadora da Palestina em Portugal com Fernando Gomes
Embaixadora da Palestina em Portugal com Fernando Gomes
Andre Sanano

Os dois diplomatas não conversaram. Rawan Tarek Sulaiman, representante palestiniana em Portugal, disse que as nações têm de fazer mais para parar a ocupação israelita, mas confessou-se orgulhosa de ver as cores da Palestina representadas. Já o embaixador de Israel, Oren Rosenblat, afirma que no futebol não há política nem racismo

Na FPF Arena de Portugal, a mais recente infraestrutura da Cidade do Futebol, em Oeiras, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, apelava: “Enquanto exploram esta exposição, desafio-vos a refletirem sobre o papel que cada um de nós poderá desempenhar na promoção de paz, dentro e fora do campo”. Dezenas de embaixadores e representantes diplomáticos de países de todos os continentes assistiam ao seu discurso, entre camisolas de todas as cores e padrões.

A exposição “Futebol para a Paz” foi lançada sexta-feira, sob a égide da delegação em Portugal da Academia Diplomática de Espanha e com o apoio da CNID (Associação dos Jornalistas de Desporto), da FPF e da Rádio Renascença. “Celebramos não só o desporto que nos apaixona, mas também a sua capacidade de unir povos, culturas e nações”. O presidente da FPF dava o mote para a iniciativa que ia além da disposição de mais de cem camisolas de seleções nacionais. Todas juntas, lado a lado, eram uma alegoria para “a possibilidade de construirmos um mundo mais unido e solidário, tendo o futebol como ponto de partida”.

Cerca de 80 embaixadores e representantes de comunidades estavam na lista de convidados. A Rússia estava presente, a Ucrânia não se fez representar, e entre a embaixadora da Palestina e o de Israel não houve conversa. As palavras de Gomes eram esperançosas, tocando na “convicção de que o desporto pode ser um veículo para a paz”.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate