Internacional

Escócia: marido da ex-primeira-ministra novamente detido por suspeitas de uso indevido de donativos

A ex-primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon e o seu marido Peter Murrell, também antigo dirigente do partido independentista SNP, numa imagem de 2022
A ex-primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon e o seu marido Peter Murrell, também antigo dirigente do partido independentista SNP, numa imagem de 2022
Jane Barlow/PA Images via Getty Images

Peter Murrell, político e marido da ex-primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon, foi novamente detido na sequência da investigação sobre as finanças do partido pró-independência SNP

Peter Murrell, marido da ex-primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon, foi hoje novamente detido na sequência da investigação sobre as finanças do partido pró-independência SNP, revelou a polícia.

O antigo diretor executivo do Partido Nacional Escocês (SNP), cargo que ocupou até meados de março de 2023, já tinha sido detido no ano passado, no decorrer desta investigação que visa a utilização de donativos de 600 mil libras (683 mil euros) recolhidos nos últimos anos, com o objetivo de organizar um novo referendo de independência.

Os meios de comunicação social britânicos também levantaram questões sobre um empréstimo que alegadamente pagou ao partido.

Murrell, de 59 anos, negou qualquer crime e foi posteriormente libertado sem ser alvo de acusações. Teve de renunciar à liderança do SNP, que ocupou durante 20 anos, depois da polémica sobre o número de membros do partido durante a campanha interna para nomear um novo líder.

A investigação sobre as contas do SNP foi tornada pública logo após a renúncia surpresa de Nicola Sturgeon ao cargo de primeira-ministra, em fevereiro de 2023. A própria governante foi detida em junho para interrogatório e proclamou a sua inocência. Após a detenção não foram apresentadas acusações contra Sturgeon.

O partido independentista está em crise desde a saída do seu carismático líder, que foi sucedido por Humza Yousaf, e está ameaçado por um forte regresso do partido trabalhista na Escócia durante as eleições legislativas marcadas para este ano.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate