Internacional

Navalny: Chefes da diplomacia da UE recebem viúva para "forte mensagem de apoio"

Yulia Navalnaya
Yulia Navalnaya
KAI PFAFFENBACH/Reuters

Os chefes da diplomacia da União Europeia estarão reunidos na segunda-feira em Bruxelas e vão receber a viúva do opositor russo, Yulia Navalnaya

"Na segunda-feira, darei as boas-vindas a Yulia Navalnaya no Conselho dos Negócios Estrangeiros da UE", indicou o Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, numa mensagem divulgada este domingo na rede social X (antigo Twitter).

De acordo com o chefe da diplomacia comunitária, Josep Borrell, "os Ministros da UE enviarão uma forte mensagem de apoio aos combatentes da liberdade na Rússia e honrarão a memória de Alexei Navalny".

A reunião surge dias depois de, na sexta-feira passada, ter sido anunciada a morte na prisão do líder da oposição russa, Alexei Navalny.

Alexei Anatolievitch Navalny, 47 anos, era o principal opositor do regime do Presidente russo, Vladimir Putin.

Na segunda-feira, os chefes da diplomacia da União Europeia vão debater também a situação da guerra na Ucrânia, causada pela invasão russa, através de uma conversa informal por videoconferência com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

Entretanto, a porta-voz do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, informou a imprensa europeia que o responsável também irá receber Yulia Navalnaya durante a manhã de segunda-feira.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate