Internacional

NASA divulgou relatório sobre OVNI e não encontrou “nenhuma evidência de origem extraterrestre”

NASA divulgou relatório sobre OVNI e não encontrou “nenhuma evidência de origem extraterrestre”
JOE SKIPPER/REUTERS

A agência espacial norte-americana quer continuar a aprofundar o estudo destes casos e tem como objetivo trazer o debate sobre OVNI para o campo da ciência, combatendo o “estigma” sobre o tema

A NASA divulgou esta quinta-feira o relatório elaborado por uma comissão independente de especialistas que se dedicou à análise dos UAP (Unidentified Anomalous Phenomena, ou, em português, Fenómenos Anómalos Não Identificados) e diz que “não encontrou nenhuma evidência de origem extraterrestre”. Porém, a agência espacial norte-americana admite que os dados atuais ainda não permitem determinar o que são esses OVNI.

“A equipa de estudo independente não encontrou nenhuma evidência de que os UAP tenham origem extraterrestre, mas não sabemos o que são esses ‘ovnis’”, disse Bill Nelson, administrador da NASA, durante a conferência de imprensa de apresentação das conclusões do estudo de 36 páginas, disponibilizado publicamente.

“O trabalho demonstrou que boa parte dos fenómenos foram identificados como aviões, balões e drones”, explicou David Spergel, líder da equipa de 16 especialistas que elaborou o estudo. O relatório indica que “não há razão para concluir que os avistamentos de ‘ovnis’ existentes tenham uma fonte extraterrestre”, mas sugere que o estudo sobre estes fenómenos seja reforçado, utilizando inteligência artificial e sistemas de ‘machine learning’ para analisar estes casos.

Acima de tudo, a NASA está empenhada em trazer a discussão sobre UAP para o campo da ciência e retirar o tema do domínio das teorias da conspiração. “[Encomendámos este relatório] para perceber como a NASA pode estudar os UAP de uma perspetiva científica, mudar o debate do sensacionalismo para a ciência e garantir que as informações que encontrarmos são partilhadas de forma transparente”, referiu Bill Nelson.

O relatório da NASA foi divulgado um dia após terem sido apresentados no Congresso mexicano dois alegados fósseis de extraterrestres, figuras humanóides e com supostos ovos dentro dos seus corpos. Os alegados fósseis foram apresentados pelo ufólogo Jaime Maussan, que garantiu que são “seres não humanos, que não fazem parte da nossa evolução terrestre”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: amcorreia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate