Internacional

Joe Biden afirma que Xi Jinping pertence à categoria dos ditadores

Joe Biden afirma que Xi Jinping pertence à categoria dos ditadores
EPA/XINHUA /LI XUEREN CHINA OUT

O Presidente dos Estados Unidos afirmou, terça-feira, que o seu homólogo chinês pertence à categoria dos ditadores. Biden falava numa receção na Califórnia, com doadores do Partido Democrata e na presença de jornalistas, dias depois de o seu secretário de Estado, Antony Blinken, ter visitado Pequim

A pretexto de um episódio de há meses em que os Estados Unidos destruíram um balão chinês que alegavam estar a espiar o seu território, Joe Biden deixou implícito que Xi Jinping é um ditador. Insinuou ainda que o Presidente chinês não estava a par das movimentações do dispositivo então neutralizado

“A razão pela qual ficou tão chateado” quando foi abatido “aquele balão cheio de equipamento de espionagem é porque não sabia que [o dispositivo] estava lá”, explicou Biden. “É muito embaraçoso para os ditadores quando não sabem o que aconteceu”, continuou, acrescentando: “Quando [o balão] foi abatido, ficou muito embaraçado e até negou que estivesse lá”.

O Presidente dos Estados Unidos falava numa receção na Califórnia com doadores do Partido Democrata e na presença de jornalistas. “Já agora, prometo-vos, não se preocupem com a China [...]. A China tem problemas económicos reais”, disse o democrata de 80 anos, que está em campanha para a reeleição nas presidenciais de 2024.

Ainda a propósito de Xi, declarou: “Estamos num momento em que ele quer restabelecer uma relação”. Recordando que o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, acabara de regressar da China, o inquilino da Casa Branca considerou que este fez “bom trabalho”, mas explicou que “vai levar tempo” a resolver a relação muito tensa entre as duas grandes potências. A rivalidade entre Pequim e Washington atravessou uma crise diplomática com o episódio do balão, em fevereiro.

Não é a primeira vez que Biden faz declarações marcantes em receções de angariação de fundos, iniciativas de pequena dimensão em que não entram câmaras, microfones e máquinas fotográficas, mas durante as quais os jornalistas podem ouvir e transcrever as observações introdutórias do Presidente. Foi num evento deste tipo, em outubro de 2022, que Biden falou do risco de um “apocalipse” nuclear desencadeado pela Rússia.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate