Internacional

Coroação de Carlos III atingiu máximo de audiência de 20 milhões

Transmissão em direto da coroação de Carlos III num ecrã instalado no Hyde Park, em Londres
Transmissão em direto da coroação de Carlos III num ecrã instalado no Hyde Park, em Londres
Ian Forsyth/Getty Images

Apesar de ser impressionante, o número de espectadores da cerimónia ficou aquém da média de 26,5 milhões de pessoas registadas em setembro, no Reino Unido, que acompanharam o funeral de Isabel II

A coroação dos reis Carlos III e Camila registou uma audiência média de 18,8 milhões de pessoas nas televisões do Reino Unido, com um ponto máximo de 20,4 milhões, na imposição da coroa, estimou este domingo o Bard (Broadcasters' Audience Research Board).

Os dados da entidade responsável pela medida das audiências televisivas no Reino Unido, divulgados este domingo, um dia depois da emissão, indicam que o número de espectadores da cerimónia de sábado ficou abaixo da audiência média de 26,5 milhões de pessoas que registou no passado mês de setembro, no Reino Unido, durante o funeral de Isabel II de Inglaterra.

A coroação da anterior monarca, em 1953, é considerada um dos eventos que marcou o início da televisão, como meio de comunicação de massa no país.

O canal público BBC estima que cerca de 20 milhões de pessoas viram em direto a cerimónia há 70 anos, embora naquela época não houvesse sistemas sustentados para medir com precisão o número de espectadores.

A procissão e coroação de Carlos III está entre os acontecimentos mais vistos no país nos últimos anos.

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, foi vista por uma média de 24,2 milhões de pessoas, enquanto a final do Euro 2021 atraiu uma média de 22,5 milhões.

O Broadcasters' Audience Research Board é comparticipado pelos diferentes canais a operar no Reino Unido, como BBC, ITV, Sky News e Channel 5, entre outros.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate