Internacional

Isabel II aparece em nova foto com netos e bisnetos no dia em que faria 97 anos

Isabel II com dois netos e oito bisnetos, numa foto captada no verão passado em Balmoral, na Escócia
Isabel II com dois netos e oito bisnetos, numa foto captada no verão passado em Balmoral, na Escócia
Palácio de Buckingham

Imagem foi captada na Escócia pela nora do rei Carlos III, durante as últimas férias de verão da rainha. Esta morreu a 8 de setembro de 2022. Sucedeu-lhe o filho mais velho, que será coroado no próximo dia 6 de maio

O cenário é informal. Uma senhora nonagenária de aspeto frágil posa num sofá com dez crianças sorridentes. A disposição dos jovens é cuidada, deixando a anciã ao centro. Atrás, estantes com livros, mesas com retratos, quadros na parede, alcatifa axadrezada.

Podia ser uma foto de família banal, não fossem duas razões. Em primeiro lugar, a matriarca já não está neste mundo e esta terá sido das últimas vezes que posou com a descendência mais recente. Em segundo lugar, a família não é banal, antes real, que é como quem diz reinante. A protagonista da imagem é Isabel II, rainha britânica desaparecida a 8 de setembro de 2022.

Embora a divisão onde a imagem foi captada tenha ar bastante normal, fica no castelo de Balmoral, Escócia, local tradicional de férias dos Windsor e onde a monarca morreu. A fotografia — divulgada esta sexta-feira, dia em que Isabel faria 97 anos — foi tirada pela princesa Catarina de Gales (Kate Middleton na vida plebeia), então duquesa de Cambridge. É nora do rei Carlos III e mulher do seu filho primogénito e herdeiro, Guilherme.

Com Isabel II estão, na foto, dois dos seus oito netos, mesmo lá atrás. São Luísa (19 anos) e Jaime (14), filhos do príncipe Eduardo, o mais novo dos filhos da rainha e que, outrora conde de Wessex, ganhou este ano o título de duque de Edimburgo, outrora ostentado pelo seu pai, Filipe Mountbatten, marido da monarca. Jaime é agora o conde de Wessex.

Faltam os filhos de Harry e os netos de André

Quanto aos bisnetos, estão na imagem os filhos de Guilherme e Catarina — Jorge, de 9 anos, segundo a contar da esquerda na fila atrás da bisavó; Carlota, de 7 (terceira da fila); e Luís, de 4 (quinto).

Os outros bisnetos presentes são os cinco netos da princesa Ana, única filha de Isabel. À esquerda da rainha na foto estão os três filhos da neta Zara Tindall: Mia, de 9 anos, com o bebé Lucas ao colo, e ao lado Lena, de 4 anos. A imagem fica completa com a prole de Peter Phillips, o irmão de Zara: Savannah, de 12 anos, senta-se ao lado da bisavó; atrás dela, Isla, de 11 anos.

Faltam na imagem, além dos seis netos adultos, quatro bisnetos. Netos de Carlos III, Archie e Lilibet vivem na Califórnia com os pais, Harry e Meghan. Ausentes estão ainda os netos do príncipe André: August, filho da princesa Eugénia, e Sienna, da princesa Beatriz.

Fotógrafa amadora

A atual princesa de Gales gosta de fotografia e capta frequentemente momentos de convívio familiar. Já no ano passado fora publicada uma foto de Isabel II e Filipe com sete bisnetos, tirada por Catarina em Balmoral, em 2018. O marido da rainha morreu em abril de 2021.

O diário “The Telegraph” lembra outras imagens da mesma fotógrafa: Jorge, futuro rei, com a irmã recém-nascida, em 2015; Filipe a andar de carruagem com o bisneto; a atual rainha Camila, mulher de Carlos III, no jardim de sua casa;

Na imagem agora conhecida, Isabel II — a quem os bisnetos tratavam por “Gan Gan”, diminutivo de “great-grandmother” (bisavó), usa roupa informal e alusiva à Escócia, incluindo o padrão da saia. Viajou para Balmoral a 21 de julho de 2022 e não voltou a sair de lá com vida. A 6 de setembro, dois dias antes de morrer, recebeu a política conservadora Liz Truss, a quem nomeou primeira-ministra.

“Os momentos mais felizes eram, inevitavelmente, os que passávamos juntos de férias, pelo que os locais favoritos eram, muito claramente, Balmoral e Sandringham”, disse Eduardo após a morte da mãe.

Rainha inesperada

Também esta sexta-feira — primeiro dia de anos da rainha depois da sua morte —, surgiu nas redes sociais da família real outra imagem de Isabel II, em junho de 202, com expressão alegre durante uma cerimónia no palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo. A legenda da foto recorda o percurso da pessoa que reinou 70 anos.

“Hoje recordamos a vida incrível e o legado se Sua Majestade, a rainha Isabel II, naquele que teria sido o seu 97º aniversário”, lê-se no texto. Recorda, em seguida, que quando nasceu, em 1926, “a princesa Isabel e a sua família não esperava que um dia se tornasse rainha”.

Foi a abdicação do tio, Eduardo VIII, que pôs no trono o pai de Isabel, Jorge VI. A morte precoce deste, aos 52 anos, fez de uma jovem de 25 anos a chefe de Estado do Reino Unido e de vários países da Commonwealth (sete independentes em 1952, quando Isabel subiu ao trono, 14 quando faleceu). Acabou por ser “o monarca que mais tempo reinou e o único a celebrar um Jubileu de Platina”, ou seja, sete décadas de reinado.

Sucedeu-lhe o filho mais velho, Carlos, então com 73 anos. É a pessoa mais velha a ostentar a coroa britânica e o que mais tempo por ela aguardou. Será coroado no próximo dia 6 de maio.

Relacionados

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas