Internacional

Marlène Schiappa, a governante que “alavancou a sua visibilidade pública e mediática” ao ser capa da Playboy

6 abril 2023 20:22

A secretária de Estado francesa está na berlinda por ter posado para a capa da “Playboy”

reuters

Tem 40 anos, foi ministra da Igualdade e deu uma entrevista à Playboy para reafirmar que as mulheres são donas do seu próprio corpo. Fortemente criticada pelos seus colegas de Governo, incluindo a primeira-ministra que considera a entrevista “não apropriada”, Schiappa conquistou a visibilidade internacional que parecia desejar, mas o Executivo de Macron pode ter perdido popularidade com este gesto disruptivo da secretária de Estado

6 abril 2023 20:22

Deixar-se fotografar como se estivesse vestida para uma festa e dar uma entrevista à revista “Playboy” garantiu a Marlène Schiappa projeção mediática internacional que ultrapassa a de boa parte dos seus colegas do Governo francês, onde é secretária de Estado da Economia Social e Solidária e da Vida Associativa. “No momento em que esta governante aceita aparecer na ‘Playboy’, alavanca a sua visibilidade pública e mediática”, explica ao Expresso a investigadora Carla Martins, do Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa.

Ao aceitar a entrevista, Schiappa também diz ao público que está a “recorrer a um suporte de comunicação de rutura, porque a já septuagenária ‘Playboy’ é uma revista associada a um erotismo de entretenimento masculino”, prossegue a académica. “Esta escolha de uma governante que já tutelou a pasta da Igualdade no seu país merece reflexão sobre a construção por Marlène Schiappa da sua agenda política e mediática.”