Exclusivo

Internacional

Israel e Palestina: escalada de violência já não é prioridade para Washington

Israel e Palestina: escalada de violência já não é prioridade para Washington
ATEF SAFADI / EPA
O fim do conflito entre Israel e a Palestina é uma realidade distante. Ataques recentes mostram “ações isoladas” sem coordenação do Hamas, não se antecipando intervenção ambiciosa por parte dos Estados Unidos para promover um processo de paz. Uma analista de um think tank palestiniano afirma que visita do chefe da diplomacia americana a Israel “é insignificante” para os habitantes dos territórios ocupados

A morte saiu à rua em dias sucessivos. Quinta-feira, uma incursão militar israelita no campo de refugiados de Jenin levou à morte de nove palestinianos. Segundo a agência Lusa, as forças israelitas tinham o objetivo de deter membros do grupo Jihad Islâmica que estavam a planear ataques.

A Autoridade Palestiniana qualificou a incursão de “massacre” e suspendeu a cooperação de segurança com Israel. Na noite do dia seguinte, um palestiniano matou oito pessoas perto de uma sinagoga em Jerusalém. Sábado a violência perpetuava-se: outro ataque feriu duas pessoas. Segundo a BBC, a polícia israelita afirmou que o atirador era um rapaz de 13 anos.

O ataque de sábado retrata a complexidade do conflito que assola a região há gerações. The Washington Postescreveu que o avô do palestiniano que matou sete civis junto à sinagoga foi assassinado há 25 anos, alegadamente por um judeu extremista.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas