O Presidente de Angola, João Lourenço, decretou hoje cinco dias de luto nacional, a começar no sábado, pela morte do seu antecessor, José Eduardo dos Santos, que morreu hoje em Barcelona aos 79 anos.
“É declarado o luto nacional a ser observado em todo o território nacional e nas missões diplomáticas e consulares”, pode ler-se num decreto presidencial hoje assinado pelo chefe de Estado.
Segundo o decreto, o luto nacional começa às 00:00 de sábado, 09 de julho, e tem a duração de cinco dias, durante os quais a bandeira nacional será colocada a meia haste e serão cancelados todos os espetáculos e manifestações públicas.
O canal de televisão TPA anunciou a morte do estadista.
Na página da presidência de Angola lê-se que "o Presidente José Eduardo dos Santos foi uma página ímpar da Pátria angolana, à qual se dedicou desde muito cedo, tendo tido relevante participação na luta contra a colonização, na conquista da Independência Nacional, na consolidação da Nação, na sua afirmação no contexto das Nações, na conquista da Paz e reconstrução e reconciliação nacionais".
A notícia do jornal sul-africano "News24" sobre a morte de Eduardo dos Santos cita a Lusa e a presidência angolana.
O Bureau Político do MPLA, o partido no Governo, publicou a seguinte nota: "Neste momento de dor, luto e indignação, o MPLA endereça à família do malogrado, os mais sinceros sentimentos de pesar, e verga-se perante a memória deste filho de Angola e destacado militante do MPLA. Que a sua alma descanse em Paz", lê-se no documento.
Entretanto, o Chefe de Estado, João Lourenço, criou, esta sexta-feira, uma Comissão para a organização da cerimónia fúnebre do antigo da Presidente da República José Eduardo dos Santos, escreve o "Jornal de Angola".
Ela será constituída pelos seguintes membros do Governo e individualidades: Ministra de Estado para a Área Social – Coordenadora; Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil; Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar; Ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria; Ministro do Interior; Ministro da Administração do Território; Ministro das Relações Exteriores; Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos; Ministra das Finanças; Ministra da Saúde; Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social e pela Governadora da Província de Luanda.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt