Iraniana-britânica presa em Teerão há seis anos vai regressar ao Reino Unido

Depois de seis anos detida no Irão, Nazanin Zaghari-Ratcliffe está “a caminho de casa”
Depois de seis anos detida no Irão, Nazanin Zaghari-Ratcliffe está “a caminho de casa”
Jornalista
Nazanin Zaghari-Ratcliffe estava presa em Teerão há quase seis anos. Agora, está finalmente “a caminho de casa”, no Reino Unido, disse à CNN Internacional esta quarta-feira a deputada do Parlamento britânico Tulip Siddiq.
A iraniana-britânica foi detida em abril de 2016, depois de ter ido visitar a sua família. Foi acusada de trabalhar com organizações que alegadamente tentaram derrubar o regime iraniano. Mais tarde, foi condenada a cinco anos de prisão.
Nazanin Zaghari-Ratcliffe trabalhava para a Fundação Thomson Reuters. Ambos negaram as acusações de espionagem contra Zaghari-Ratcliffe.
Depois de ter sido condenada em 2016, voltou a enfrentar uma segunda pena de prisão em abril de 2021, por ter participado numa manifestação em frente à embaixada iraniana em Londres. Ficou proibida de viajar, sob a acusação de propaganda contra o regime, e perdeu um recurso no seu caso em outubro.
Zaghari-Ratcliffe vai recuperar o passaporte britânico. Está a ser transferida para o aeroporto internacional de Teerão com uma equipa de negociação britânica, segundo a agência de notícias iraniana Fars.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mtribuna@expresso.impresa.pt