Internacional

Biden avisa Putin: Estados Unidos estão “preparados” para cenários além da diplomacia

Foto: Leigh Vogel/Getty Images
Foto: Leigh Vogel/Getty Images

Joe Biden e Vladimir Putin discutiram este sábado a situação na Ucrânia, através de uma chamada telefónica com a duração de uma hora. Nesta, o Presidente norte-americano terá avisado o homólogo russo de que os Estados Unidos estão “preparados” para cenários que excedam a via diplomacia. Os detalhes estão a ser avançados por vários meios…

Joe Biden e Vladimir Putin discutiram este sábado a situação na Ucrânia, através de uma chamada telefónica com a duração de uma hora. Nesta, o Presidente norte-americano terá avisado o homólogo russo de que os Estados Unidos estão “preparados” para cenários que excedam a via diplomacia. Os detalhes estão a ser avançados por vários meios de comunicação internacionais.

Joe Biden avisou Vladimir Putin de que os EUA tanto estão “preparados” para ativar todos os canais diplomáticos para resolver a situação na Ucrânia, como estão “igualmente preparados” para outros cenários que não a diplomacia. Segundo a Casa Branca, o presidente dos EUA reiterou ao russo que atacar a Ucrânia terá “custos rápidos e severos”. Joe Biden também também dito que uma invasão russa da Ucrânia causaria “sofrimento humano generalizado” e reduziria o prestígio da Rússia no mundo.

“A ligação segura entre o Presidente Biden e o presidente russo Putin foi concluída às 12h06 [locais]”, avançou a Casa Branca, sobre a conversa terminada às 17h06 de Lisboa. Biden falou com Putin a partir da residência oficial em Camp David, no Estado de Maryland, para onde foi sexta-feira à tarde. Esta foi a primeira conversa direta entre os dois líderes desde 30 de dezembro, quando Biden e Putin deixaram claras as diferenças sobre a Ucrânia.

A conversa surgiu um dia depois de os EUA terem pedido aos seus cidadãos que deixem o território ucraniano nas próximas 24 a 48 horas devido à “clara possibilidade” de a Rússia atacar a Ucrânia durante as Olimpíadas de Inverno, que decorrem até ao próximo dia 20 de fevereiro em Pequim.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate