Internacional

Joe Biden diz que a China e a Rússia cometeram “um enorme erro” ao falharem presença na COP26

Joe Biden diz que a China e a Rússia cometeram “um enorme erro” ao falharem presença na COP26
BRENDAN SMIALOWSKI/Getty Images

China é o maior emissor mundial de dióxido de carbono, seguida dos Estados Unidos

Joe Biden lançou críticas aos presidentes da China e da Rússia durante uma intervenção nesta terça-feira na cimeira sobre o clima que decorre em Glasgow, na Escócia. O presidente dos Estados Unidos considerou que a ausência de Xi Jinping da COP26 foi “um enorme erro” e referiu que pensava o mesmo sobre o facto de também Vladimir Putin ter optado por não participar no encontro.

Biden afirmou que os problemas com as alterações climáticas são uma “questão gigantesca”, lamentando que os principais responsáveis russos e chineses se tenham alheado de um evento onde estão presentes líderes de 120 países. A China é o maior emissor mundial de dióxido de carbono, seguida dos Estados Unidos, enquanto a Rússia ocupa o quinto lugar na lista, depois da União Europeia e da Índia.

As autoridades da Rússia justificam a ausência de Putin com a situação atual da pandemia no país, onde se assiste a um crescimento das infeções e das mortes. Quanto a XI Jinping, anunciou em setembro passado que a China vai procurar atingir a neutralidade nas emissões de gases com efeito de estufa até 2060, meta idêntica àquela que já foi prometida por Moscovo, com um pico de emissões de dióxido de carbono antes de 2030.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate