Internacional

Talibãs banem raparigas do ensino secundário no Afeganistão

Uma mulher afegã passa pela monstra de uma joalharia em Herat, a terceira maior cidade do país
Uma mulher afegã passa pela monstra de uma joalharia em Herat, a terceira maior cidade do país
Majid Saeedi

O governo dos talibãs no Afeganistão baniu as raparigas do ensino secundário: o Ministério da Educação ordenou a reabertura das escolas secundárias apenas para rapazes

O novo Ministério da Educação do Afeganistão anunciou que as aulas do ensino secundário para os rapazes do sexto ao 12.º ano serão retomadas no sábado (início da semana afegã).

Mas as raparigas não foram mencionadas no anúncio desta sexta-feira, o que significa que os rapazes estarão de volta à escola na próxima semana, enquanto as raparigas vão continuar em casa.

“Todos os professores e estudantes do sexo masculino devem frequentar as instituições de ensino”, lê-se na declaração publicada esta sexta-feira na página do Ministério, no Facebook.

Já as raparigas e professoras, que estão em casa desde que os talibãs assumiram o controlo do Afeganistão, não foram incluídas ou abordadas. Isto faz com que o novo governo do país proíba metade da sua população de frequentar o ensino secundário.

Os talibãs continuam a reforçar as restrições dirigidas às mulheres. O governo substituiu esta sexta-feira o Ministério dos Assuntos Femininos pelo de Promoção da Virtude e Prevenção do Vício, que já tinha existido durante a primeira governação do grupo extremista, entre 1996 a 2001.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate