Exclusivo

Internacional

Quem substitui Merkel? A Escócia pede independência? Trump, o que faz? (20 perguntas sobre o mundo em 2021)

Quem substitui Merkel? A Escócia pede independência? Trump, o que faz? (20 perguntas sobre o mundo em 2021)

O mundo entra em 2021 com expectativa - e não só por causa da vacina. Mas também cheio de dúvidas sobre o que virá. Aqui estão 20 perguntas internacionais para o ano novo, com os caminhos que as respostas podem trazer

Em abril o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou ao Conselho de Segurança da ONU que a pandemia “poderia ameaçar a paz e a segurança no mundo”. Entrámos nesta década com uma crise económica que atingiu grande parte do mundo, saímos no meio de uma crise económica, social e sanitária como não se tinha vivido desde a II Guerra Mundial. As perspetivas não são animadoras, apesar de sinais de potencial crescimento das economias do sudoeste asiático. O extremismo de direita é real. Em outubro, dados do weforum.org alertam para um aumento de “320% no terrorismo de extrema-direita a nível global”. Este tipo de ações é considerada uma das maiores ameaças à segurança mundial, a par das alterações climáticas e dos ciberataques.

Há organizações não-governamentais que muito têm batalhado para que a resposta a esta pergunta seja um claro “sim”, sem “mas”, e até foi criado um organismo internacional para garantir o acesso universal à vacina — o Covax. Mas o calendário de entrega dessas vacinas será muito diferente de país para país. O epidemiologista do Instituto Champalimaud Henrique Veiga-Fernandes já avisou que 53% das vacinas disponíveis estão nas mãos de 14% da população mundial, com alguns países a comprarem mais de cinco doses para cada cidadão.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: AAbreu@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate