Internacional

Trump 'retweeta' vídeo de apoiante a gritar "poder branco" e depois apaga

Donald Trump colocou este domingo na sua conta no Twitter um vídeo que mostra um dos seus apoiantes a gritar "poder branco", um 'slogan' racista associados aos supremacistas brancos

O vídeo parece ter sido gravado na residência de idosos The Villages, na Florida, e mostra apoiantes de Trump em confronto verbal com opositores do Presidente. "Obrigado às excelentes pessoas de The Villages", escreveu Trump quando divulgou o vídeo, onde se vê um homem a conduzir um carrinho de golfe com bandeiras e cartazes pró-Trump e a gritar "poder branco".

Segundo a Casa Branca, o Presidente não tinha ouvido "essa declaração". O vídeo também mostra manifestantes anti-Trump a gritar "nazi", "racista" e insultos aos apoiantes do Presidente.

"Não há dúvida" de que Trump não devia ter 'retweetado' o vídeo e "devia tirá-lo", considerou o senador Tim Scott, o único republicano negro no Senado, à CNN. Pouco tempo depois, Trump apagou o 'tweet' em que partilhara o vídeo.

Um porta-voz da Casa Branca, Judd Deere, afirmou em comunicado que "o Presidente Trump gosta muito de The Villages" e "não ouviu essa declaração feita no vídeo", mas apenas "o enorme entusiasmo dos seus muitos apoiantes". O incidente ocorre numa altura de elevada tensão no país, na sequência da morte, às mãos da polícia, de George Floyd e de outros norte-americanos negros.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate