Nasceu o filho de Boris Johnson e Carrie Symonds

Primeiro-ministro britânico é o terceiro a ser pai em funções. A criança e a mãe estão bem, segundo Downing Street, que elogia o serviço nacional de saúde do Reino Unido
Primeiro-ministro britânico é o terceiro a ser pai em funções. A criança e a mãe estão bem, segundo Downing Street, que elogia o serviço nacional de saúde do Reino Unido
Editor da Secção Internacional
O primeiro-ministro do Reino Unido e a sua noiva anunciaram esta quarta-feira o nascimento do seu filho. A criança nasceu de manhã num hospital de Londres, afirmou a porta-voz de Boris Johnson, e encontra-se “muito bem”, tal como a mãe, Carrie Symonds.
“O primeiro-ministro e a senhora Symonds gostariam de agradecer à fantástica equipa da maternidade do serviço nacional de saúde”, acrescentou a porta-voz. O parto acontece pouco antes do que fora indicado pelo casal, que em março disse esperar um bebé para “o início do verão”.
Johnson, de 55 anos, regressou ao trabalho segunda-feira, após internamento por covid-19, que incluiu passagem pelos cuidados intensivos. Symonds, de 32 anos e formada em história de arte, também teve a doença, mas com sintomas ligeiros.
O editor de política do jornal conservador “The Daily Telegraph” interroga-se se Johnson irá gozar licença parental e se isso afetará as decisões a tomar sobre a crise do coronavírus. “Muitas perguntas para o primeiro-ministro no rescaldo desta notícia feliz. Vai tirar licença de paternidade neste momento crucial? Vai manter a chamada telefónica com Sir Keir Starmer [líder da oposição trabalhista] esta tarde? Algumas decisões críticas sobre o confinamento irão ser adiadas, ainda que por um dia ou assim?”, escreveu o jornalista Gordon Rayner na rede social Twitter.
Só se sabe que Johnson não irá ao debate semanal na Câmara dos Comuns, ao meio-dia de quarta-feira, sendo substituído pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab, como aconteceu durante o período em que esteve hospitalizado. Starmer e outros deputados farão perguntas.
Antes de Johnson, também o trabalhista Tony Blair (em 2000) e o conservador David Cameron (em 2010) foram pais enquanto governavam. Antes disso é preciso recuar 150 anos para haver memória de bebés no n.º 10 de Downing Street. O recém-nascido é o primeiro filho de Carrie Symonds e o sexto que se conhece de Johnson, embora o número de descendentes do primeiro-ministro seja objeto de debate na imprensa britânica.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt