Internacional

Câmara dos Representantes anuncia processo para destituição do Presidente. “Uma caça às bruxas”, reage Trump

Câmara dos Representantes anuncia processo para destituição do Presidente. “Uma caça às bruxas”, reage Trump
KEVIN LAMARQUE/Reuters

Procedimento tem poucas possibilidades de levar à destituição de Trump, devido à maioria republicana no Senado, partido do Presidente norte-americano

A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, a democrata Nancy Pelosi, anunciou esta terça-feira a abertura de um processo que visa a destituição do Presidente, Donald Trump.

"Os atos do Presidente até hoje violaram a Constituição", acusou a presidente da Câmara dos Representantes. "Hoje, anuncio que a Câmara dos Representantes abre um inquérito oficial com vista a um processo de destituição", disse Pelosi, confirmando assim a notícia anunciada pouco antes pelos jkormnais "Washington Post" e "Nerw York Times".

Este procedimento tem, contudo, poucas possibilidades de levar à destituição de Trump, devido à maioria republicana no Senado, partido do Presidente norte-americano

A investigação vai centrar-se no eventual abuso de poder por parte de Trump, ao procurar ajuda de um governo estrangeiro para a sua reeleição, o que Pelosi já considerou "uma traição ao seu juramento de tomada de posse", acrescentando: "Ninguém está acima da lei".

Há muito que a presidente democrata da Câmara dos Representantes tem resistido a lançar um processo de destituição de Trump. Mas os democratas têm-se inclinado a favor da ação nos últimos dias, no seguimento de notícias de Trump ter pedido ao Presidente ucraniano que investigasse o seu rival democrata Joe Biden e o filho deste.

A decisão de Pelosi coloca o Partido Democrata no confronto mais consequente com Trump e injeta uma grande incerteza na corrida presidencial para a Casa Branca, em 2020.

Trump, que tem estado na sede da ONU, em Nova Iorque, considerou o inquérito uma "caça às bruxas" e previu que terminará de forma "positiva" para ele.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate