A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, a democrata Nancy Pelosi, anunciou esta terça-feira a abertura de um processo que visa a destituição do Presidente, Donald Trump.
"Os atos do Presidente até hoje violaram a Constituição", acusou a presidente da Câmara dos Representantes. "Hoje, anuncio que a Câmara dos Representantes abre um inquérito oficial com vista a um processo de destituição", disse Pelosi, confirmando assim a notícia anunciada pouco antes pelos jkormnais "Washington Post" e "Nerw York Times".
Este procedimento tem, contudo, poucas possibilidades de levar à destituição de Trump, devido à maioria republicana no Senado, partido do Presidente norte-americano
A investigação vai centrar-se no eventual abuso de poder por parte de Trump, ao procurar ajuda de um governo estrangeiro para a sua reeleição, o que Pelosi já considerou "uma traição ao seu juramento de tomada de posse", acrescentando: "Ninguém está acima da lei".
Há muito que a presidente democrata da Câmara dos Representantes tem resistido a lançar um processo de destituição de Trump. Mas os democratas têm-se inclinado a favor da ação nos últimos dias, no seguimento de notícias de Trump ter pedido ao Presidente ucraniano que investigasse o seu rival democrata Joe Biden e o filho deste.
A decisão de Pelosi coloca o Partido Democrata no confronto mais consequente com Trump e injeta uma grande incerteza na corrida presidencial para a Casa Branca, em 2020.
Trump, que tem estado na sede da ONU, em Nova Iorque, considerou o inquérito uma "caça às bruxas" e previu que terminará de forma "positiva" para ele.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt