Internacional

Cimeira Kim-Trump. A “excitação está no ar” para responder às “exigências da nova era”

Cimeira Kim-Trump. A “excitação está no ar” para responder às “exigências da nova era”
REUTERS

O primeiro encontro de sempre entre um Presidente dos EUA em funções e um líder norte-coreano realiza-se na terça-feira em Singapura. Donald Trump e Kim Jong-un reúnem-se num hotel, localizado em Sentosa, popular ilha turística cujo nome significa “tranquilidade” em malaio. A desnuclearização da península coreana é o principal tópico na agenda da cimeira

Cimeira Kim-Trump. A “excitação está no ar” para responder às “exigências da nova era”

Hélder Gomes

Jornalista

“Vamos estabelecer uma nova relação para atender às exigências de mudança da nova era.” Foi desta forma que o “Rodong Sinmun”, jornal oficial do Comité Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, se referiu ao encontro histórico desta terça-feira entre o líder do país, Kim Jong-un, e o Presidente dos EUA, Donald Trump, em Singapura.

Os dois líderes chegaram à cidade-Estado do sudeste asiático no domingo e preparam-se para o primeiro encontro de sempre entre um Presidente norte-americano em funções e um líder norte-coreano. Trump e Kim estão hospedados em hotéis diferentes, não longe um do outro, e o encontro terá lugar num outro hotel, localizado em Sentosa, uma popular ilha turística cujo nome significa “tranquilidade” em malaio.

“Um regime permanente e pacífico”

No editorial do jornal oficial de Pyongyang, podia ler-se ainda que no encontro serão trocadas “opiniões amplas e aprofundadas”, com vista a “estabelecer um regime permanente e pacífico na península coreana e resolver problemas que são de interesse comum”, incluindo “a desnuclearização da península”. “Mesmo se um país teve um relacionamento hostil connosco no passado, a nossa atitude é que, se essa nação respeitar a nossa autonomia, procuraremos a normalização [das relações] através do diálogo”, concluiu.

Por seu turno, Trump afirmou ter um “bom pressentimento” em relação ao encontro. Na manhã desta segunda-feira, escreveu no Twitter que havia “excitação no ar” em Singapura horas antes da cimeira.

Entretanto, a agência de notícias sul-coreana Yonhap informou que diplomatas da Coreia do Norte e dos EUA se reuniram em Singapura para redigirem um acordo a apresentar aos respetivos líderes.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hgomes@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate