A menos de 72 horas de uma eventual declaração unilateral de independência (DUI) da Catalunha, com as principais empresas a mudarem as sedes para outros pontos de Espanha e cidadãos a querem abrir contas bancárias em outras regiões do país, os empresários catalães tentam levar os independentistas a fazer marcha-atrás.
Um "discreto" encontro entre Carles Puigdemont, o Presidente do Governo autónomo, e Juan José Bruguera, o líder do Cercle d'Economia (forum económico em que estão representados os grandes grupos bancários da Catalunha e as empresas industriais de capital familiar com peso na região), teve lugar ao meio dia de sábado. Tão "discreto" foi que alguma imprensa espanhola deste domingo conta pormenores da reunião, realizada a pedido dos empresários.
O presidente da influente associação catalã terá pedido a Puigdemont para recuar na apresentação da DUI, pois isso seria "um desastre económico". Para Bruguera, ainda segundo o diário "La Vanguardia", avançar agora com a independência seria "uma bomba para a economia catalã".
Na reunião, que teve lugar em Girona, Puigdemont terá considerado a situação atual (com a mudança das sedes das empresas) de "extrema gravidade".
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: PPaixao@expresso.impresa.pt