Internacional

Um dia após alegado suborno, Temer comprou dois lotes em condomínio de luxo

Michel Temer, o primeiro Presidente do Brasil a responder por um crime comum, está de novo sob suspeita
Michel Temer, o primeiro Presidente do Brasil a responder por um crime comum, está de novo sob suspeita
Foto UESLEI MARCELINO/REUTERS

A 3 de setembro de 2014, quando ainda era 'vice' de Dilma Rousseff, o atual Presidente brasileiro aumentou o seu património imobiliário. Na véspera, terá recebido um milhão de reais (270 mil euros, ao câmbio atual), segundo uma denúncia na operação Lava Jato

Um dia após alegado suborno, Temer comprou dois lotes em condomínio de luxo

Paulo Paixão

Jornalista

Os estilhaços da operação Lava Jato, que investiga casos de corrupção na classe política do Brasil, continuam a atingir o Presidente do país, Michel Temer.

Segundo a edição brasileira do diário espanhol El País, um dia depois de alegadamente ter sido entregue um volume com dinheiro que lhe seria destinado (de acordo com o relato de um denunciante que colabora com a Justiça), Michel Temer adquiriu dois terrenos num condomínio de luxo, situado no interior do estado de São Paulo.

Os dois lotes totalizam 4.700 metros quadrados. Por ambos, uma empresa criada e controlada por Temer pagou um valor global de 714 mil reais (cerca de 193 mil euros). O condomínio Terras de São José II possui dois campos de futebol, 20 courts de ténis, campo de golfe, centro hípico e heliporto.

Delatores na operação Lava Jato dizem ter entregue um milhão de reais (270 mil euros) ao coronel João Baptista Lima Filho, amigo de Temer e considerado o recetador mais antigo dos dinheiros alegadamente destinados ao agora presidente do Brasil. Nas declarações prestadas aos investigadores, é referido que o suborno foi entregue no dia 2 de setembro.

No dia seguinte, foi feita a escritura de compra e venda dos terrenos. Ao contrário do que habitualmente sucede em atos dessa natureza, não foi especificado o modo de pagamento.

Contactado pelo El País Brasil, Michel Temer respondeu que as aquisições em causa foram feitas com recursos próprios e objeto de declaração fiscal. Com os dois terrenos no condomínio de luxo, o património imobiliário de Temer passa a ser composto por 20 imóveis (alguns por herança), ainda segundo a edição digital em língua portuguesa do jornal espanhol.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: PPaixao@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate