Internacional

Presidente da Grécia pede união "no difícil caminho do dia seguinte" ao referendo

Presidente da Grécia pede união "no difícil caminho do dia seguinte" ao referendo
FOTO Getty Images

Prokopis Pavlópulos apelou à participação no referendo depois de votar num subúrbio do norte de Atenas

O presidente da Grécia, Prokopis Pavlópulos, pediu hoje aos cidadãos para permanecerem "unidos" no "difícil caminho" que se avizinha, independentemente da opção que for escolhida hoje no referendo sobre a proposta dos credores internacionais em troca do resgate.

"Hoje é o dia em que as pessoas são chamadas a pronunciar-se, colocando o seu poder discricionário no interesse público e no interesse nacional. Repito o que disse, várias vezes. O caminho difícil no dia seguinte devemos fazê-lo juntos", disse Pavlópulos depois de votar num subúrbio do norte de Atenas.

O conservador Prokopis Pavlópulos, que como chefe de Estado não falou publicamente sobre o 'Sim' ou o 'Não' ao acordo, defendeu, contudo, a participação no referendo.

Antes do presidente votaram vários ex-primeiros-ministros, todos apoiantes do 'Sim', incluindo o último primeiro-ministro, o conservador Andonis Samaras.

As mais de 19 mil assembleias de voto abriram às 07h00 (05h00 em Lisboa) e fecham às 19h00 (17h00 em Lisboa), antecipando-se uma longa noite para os líderes europeus e para os principais atores financeiros.

Os primeiros resultados devem ser conhecidos a partir das 19h00 portuguesas.

 

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate