Líderes da Transição

O ativista casado com o ambiente há mais de quatro décadas

Loading...

Francisco Ferreira, fundador e presidente da Zero, luta por um planeta mais saudável desde 1976. Esta é uma das 20 personalidades portuguesas selecionadas pelo Expresso para integrar a lista daqueles que lideram a transição para um mundo mais verde. Acompanhe esta descoberta até dezembro com o projeto Líderes da Transição, do Expresso com apoio da EDP

A ambição de mudar o mundo acompanha Francisco Ferreira desde tenra idade, influenciado pelo namorado da irmã que, na década de 70, fundou um núcleo dedicado às questões ambientais no liceu. Mais tarde, o agora presidente da Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável viria a ‘oficializar’ o seu casamento com a proteção da biodiversidade em 1976, quando se inscreveu na Liga para a Proteção da Natureza. Já passaram quase cinco décadas, mas nem por isso o interesse esmoreceu e mantém-se, ainda hoje, como uma das vozes mais ativas da sociedade civil.

Apesar de ser dono de um percurso assinalável pela defesa do meio ambiente, Francisco Ferreira recebe com modéstia o título de Líder da Transição atribuído pelo Expresso e prefere partilhá-lo com os parceiros de luta. “Diria que não sou propriamente um líder isolado. Há todo um conjunto de membros da Zero e dos seus órgãos sociais que, como os trabalhadores da associação, refletem no dia a dia e se envolvem em projetos e ações com este objetivo”, afirma.

Não basta a ação individual de cada um. É preciso que as empresas sejam líderes, é fundamental que os autarcas e os políticos sejam eles próprios motores da mudança das políticas públicas

Mais do que encabeçar um movimento, ser líder nesta jornada pela sustentabilidade é acessível a todos e, acima de tudo, depende do coletivo – da população, das empresas, do poder local e do Estado central. “Fazemos muitas propostas e procuramos explicar e envolver a sociedade civil neste olhar para o futuro”, acrescenta. A crise climática, garante, tem uma “urgência” que convoca todos a contribuir para a “utopia de zero poluição, zero perda de biodiversidade, zero resíduos” que motiva a ação da organização que representa.

Reconhece estes são objetivos aspiracionais e, embora trabalhe diariamente para que se tornem reais, assume uma perspetiva pouco positiva em relação ao estado do planeta e da sociedade no final desta década. “Em 2030, o mundo terá, provavelmente, problemas maiores por causa das consequências das alterações climáticas. Estamos, infelizmente, a ir mais depressa nas ondas de calor, nas cheias, nas secas”, lamenta. Por outro lado, sublinha, “2030 é também um marco de esperança porque as emissões têm tendência a diminuir”.

IDEIA MICRO | USAR MAIS TRANSPORTES PÚBLICOS

Carris Metropolitana

A ideia apresentada por Francisco Ferreira é, como o próprio diz, “muito simples”: trocar o conforto do automóvel pelos transportes coletivos ou até mesmo pelas caminhadas. “Façamos um esforço para andar mais a pé em curtas deslocações. É bom para a nossa saúde e para o ambiente”, destaca. Quem o conhece, sabe que pratica o que apregoa e não será improvável encontrá-lo nas ruas de Lisboa de mochila ao ombro.

Para as viagens mais longas, pede que todos procurem, dentro do possível, optar pela utilização da rede transportes, que além dos benefícios para o bem-estar individual te, também, impacto positivo na redução do “ruído” e da “má qualidade do ar” que provoca, só em Portugal, a “morte prematura de milhares de pessoas”.

IDEIA MACRO | GASTAR MENOS RECURSOS

Pedro Monteiro

Na mesma linha de pensamento, o presidente da Zero e antigo dirigente da Quercus apela à redução do consumo de recursos e uma aposta crescente nas “energias renováveis”, a par do abandono dos combustíveis fósseis. “Há uma palavra que sintetiza tudo isto e a palavra é suficiência”, refere, reiterando que é possível viver com menos e manter a “qualidade de vida”, mas “com uma menor pegada ecológica”.

São académicos, empresários e ativistas com vontade de mudar o mundo para melhor, um passo de cada vez. O projeto Líderes da Transição, do Expresso com apoio da EDP, selecionou 20 personalidades portuguesas com percurso assinalável na jornada da sustentabilidade e vai partilhá-lo com os leitores até dezembro. Ao longo de 10 semanas, o Expresso publica as suas histórias, percursos e ambições para incentivar a transição para um futuro mais verde.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate