Líderes da Transição

De arquiteto a construtor automóvel: assim nasceu um carro bem ‘tuga’

Loading...

César Barbosa fundou a Tuga Innovations Inc., empresa que está a desenvolver novas soluções de mobilidade elétrica para as cidades. Esta é uma das 20 personalidades portuguesas selecionadas pelo Expresso para integrar a lista daqueles que lideram a transição para um mundo mais verde. Acompanhe esta descoberta até dezembro com o projeto Líderes da Transição, do Expresso com apoio da EDP

Não é fácil colar um rótulo ao The Tuga, um veículo totalmente elétrico que foi desenhado a pensar na mobilidade urbana do futuro, mas cujas dimensões se aproximam mais das medidas típicas de uma moto e menos das de um automóvel. “A nossa solução foi fazer um veículo que tivesse o comportamento de uma moto, mas com a segurança de um automóvel. E é essa combinação de capacidades que é capaz de responder às necessidades do dia a dia”, resume César Barbosa, o português por detrás desta ideia.

Na verdade, trata-se de uma espécie de microcarro pensado para ser esguio no trânsito e na malha urbana, mas ao mesmo tempo seguro e veloz quanto baste para fazer ultrapassagens em autoestrada. Esta solução elétrica e sem emissões de CO2 na sua utilização saiu da cabeça de um arquiteto que se transformou em construtor automóvel, formou uma equipa, criou uma empresa e levou-a para a bolsa de valores norte-americana. “Como arquiteto, brincamos muito na profissão dizendo que de boas ideias está o caixote do lixo cheio”, aponta, reconhecendo, porém, que a jornada de empreendedor não tem sido fácil. Há desafios tecnológicos, mas sobretudo de financiamento. “Mas cá estamos, resilientes na luta e a tentar concretizar esta solução”.

“Os transportes, a dada altura, capturam-nos e tiram-nos o nosso tempo. Não foi para isso que foram inventados os meios de transporte, desde o burro, cavalo, ar ou carroça. Não se fez isso para se andar nas filas”

Além de ter como objetivo contribuir para a transição no sector da mobilidade, César Barbosa vê este projeto como uma forma de devolver “a liberdade de movimento” à população que, todos os dias, se desloca das periferias – as “cidades-dormitório” – para os centros das metrópoles. “Não há conceção possível de liberdade quando estamos presos dentro de veículos horas e horas [no trânsito]”, acredita.

IDEIA MICRO | MAIS SERVIÇOS DE MOBILIDADE

Tuga Innovations

César Barbosa vive e respira o The Tuga, motivo pelo qual prefere olhar para a criação de serviços de mobilidade sustentável como um contributo micro para a construção de um mundo mais verde. O empresário vê soluções como aquela que está a criar não como um produto vendável, mas antes como um bem a que se acede por subscrição – uma espécie de veículo ‘as a service’, se quisermos usar o jargão corporativo-tecnológico. “Não pretendemos que o veículo seja vendido, pretendemos que seja um serviço”, reforça.

Este modelo não é novo: as trotinetes, bicicletas ou até scooters que se passeiam nas grandes cidades portuguesas funcionam exatamente dessa forma. “É uma micro ideia que pode ter uma macro abrangência”, garante.

IDEIA MACRO | CUMPRIR OS OBJETIVOS DA ONU

ANGELA WEISS/Getty Images

Imaginar o mundo em 2030 é, para César Barbosa, “um exercício difícil”. O empreendedor diz que “a grande novidade não é a mudança, é a velocidade” a que ela ocorre. Ainda assim, tem muitas dúvidas de que seja possível cumprir na íntegra os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas e projetados para cumprir até ao final da década. “Acha possível, em 15 anos, erradicar a pobreza? Não é possível, mas pode fazer-se um esforço”, afiança.

Contudo, é preciso que todos se unam em torno destas ambições e façam “uma luta diária” para mitigar problemas como a fome ou a guerra. “Espero que em 2030 – que passa muito rápido – que alguns destes objetivos estejam em profundo desenvolvimento e que não haja retrocessos, como este a que temos assistido com a guerra da Ucrânia”, defende.

São académicos, empresários e ativistas com vontade de mudar o mundo para melhor, um passo de cada vez. O projeto Líderes da Transição, do Expresso com apoio da EDP, selecionou 20 personalidades portuguesas com percurso assinalável na jornada da sustentabilidade e vai partilhá-lo com os leitores até dezembro. Ao longo de 10 semanas, o Expresso publica as suas histórias, percursos e ambições para incentivar a transição para um futuro mais verde.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate