Projetos Expresso

Agricultura: aqui estão os melhores de 2024

O Inesc tec, com o Projeto Modular E, recebeu esta tarde o Prémio Inovação Agricultura, projeto da Timac Agro, que conta com o apoio do Expresso como media partner. Já a Geosil foi distinguida com o troféu Agricultor do Ano. A forma como o sector se prepara para enfrentar os novos desafios foi o tema dominante

Loading...

A expectativa era enorme para ouvir o nome dos vencedores, mas a entrega dos prémios ficou para a parte final da cerimónia. Antes, já Mariana Devault, R&I project manager in Soil Science and Crop Nutrition da CMI Roullier, assim como Ricardo Costa, diretor geral de informação da Impresa haviam deixado algumas mensagens – depois das intervenções iniciais, os dois oradores participaram no painel que tinha como mote “Desafios da Agricultura Moderna”.

Mariana Devault abordou a evolução do sector até chegar à agricultura digital, “que está em curso, a desenvolver-se e a sofrer mutações constantes”, e enalteceu o papel dos fertilizantes. Rui Rosa, presidente da Vitas Portugal, que abordou o tema “A inovação no ADN do Grupo Roullier”, abriu depois caminho para a entrega do Prémio Agricultor do Ano.

“Só há uma forma de fazer face aos desafios: o conhecimento”, realçou Rui Rosa. “Fazer agricultura em Trás-Os-Montes é diferente, temos outros desafios. Temos resistido, mantemos a produção e somos competitivos”, disse, na circunstância, Alcino Pires, administrador da Geosil, distinguida como Agricultor do Ano de 2024.

Tempo então para Nuno Canada, presidente do INIAV, entrar em cena para abordar e entregar o Prémio Inovação do Ano. “As empresas mais sustentáveis tendem a ter um impacto social mais positivo”, afirmou. Quanto às candidaturas... “não foi uma decisão fácil, apresentaram-se candidaturas com grande qualidade”, realçou – de referir que concorreram 16 candidaturas ao Prémio Inovação Agricultura e 43 ao Prémio Agricultor do Ano, num total de 59.

E ficou então a conhecer-se o vencedor, no caso o Projeto Modular E, “um robot que vai tratar das vinhas de uma forma muito precisa”, explicou Filipe Santos, um dos três elementos da equipa do Inesc Tec, que ganhou ainda o prémio monetário de €10 mil – de referir também as menções honrosas atribuídas às empresas Agrotech, Pre Vinegrape e Revolution.

A sessão foi encerrada por João Moura, secretário de Estado da Agricultura: “É importante comunicar o que se faz neste sector e estes prémios promovem o que de bom se faz em Portugal. Quando a mensagem é horrível é muito mais fácil de passar”, afirmou.

Conheça as principais conclusões:

  • O sector enfrenta um conjunto de desafios muito importantes, com especial foco nas alterações climáticas que provocam mais secas ou intempéries, por exemplo.
  • “Para enfrentar o problema das alterações climatéricas é preciso desenvolver mais tecnologia, que vai permitir uma maior resiliência à agricultura”, afirmou Mariana Devault. “É preciso pensar em tecnologia para o sector melhorar a sua utilização”, reforçou.
  • Inovar torna-se absolutamente fundamental para a agricultura poder fazer frente aos difíceis desafios que vão surgindo.
  • A inteligência artificial também pode vir a ter um papel importante na agricultura.
  • A agricultura sustentável é uma das principais preocupações do sector, que quer produzir mais utilizando menos recursos.
  • A transformação com base na inovação tem sido enorme em Portugal nos últimos anos e transversal à produção agrícola, animal e florestal, bem como à indústria agroalimentar e florestal.
  • Apesar de tudo, Portugal tem hoje um sector agrícola moderno e cada vez mais sustentável.
  • Porém, “temos um caminho muito interessante a percorrer. São cada vez menos os jovens que se interessam pelo mundo rural”, lamentou o secretário de Estado da Agricultura.

Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver Código de Conduta), sem interferência externa.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate