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Comércio eletrónico quer-se mais verde e mais eficiente

A Quinta da Pimenteira, em Lisboa, recebeu centenas de pessoas para debater o futuro do e-Commerce na Península Ibérica
A Quinta da Pimenteira, em Lisboa, recebeu centenas de pessoas para debater o futuro do e-Commerce na Península Ibérica
Joao Girao
Esta foi a premissa que esteve no centro da discussão no e-Commerce Day, uma iniciativa organizada pelo Grupo CTT - à qual o Expresso se associou como media partner. Foram também conhecidos os vencedores dos CTT e-Commerce Awards
Comércio eletrónico quer-se mais verde e mais eficiente

Sara Fevereiro

Jornalista

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O Grupo CTT organizou a 8º edição do e-Commerce Day. O tema escolhido - Greener and smarter e-Commerce” - pôs a tónica na importância da sustentabilidade aplicada a esta área.

O CTT e-Commerce Report 2023, um relatório sobre o comércio eletrónico em Portugal, apresentado no início da sessão por Alberto Pimenta, diretor de e-Commerce dos CTT, serviu de mote aos debates que se seguiram. Os principais resultados deste relatório serão divulgados e escrutinados na edição do Jornal Expresso de dia 17 de novembro.

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vezes mais do que a média europeia. Esta é a métrica de crescimento do e-Commerce em Portugal, um crescimento que se tornou mais notório durante o período pandémico

Através de três painéis distintos, abordaram-se os seguintes temas: comércio eletrónico mais verde e sustentável, o impacto da utilização da inteligência artificial nesta área e os desafios da Península Ibérica no que ao e-Commerce diz respeito. Conheça as grandes conclusões de cada um dos painéis:

e-Commerce mais verde e mais sustentável

  • Cidadãos e trabalhadores de empresas importam-se cada vez mais com a sustentabilidade dos produtos que compram;
  • Segundo um estudo apresentado por Inês Costa, associate partner para Climate & Sustainability da Deloitte, a maioria já sente na pele os impactos associados às alterações climáticas e sabe que os padrões de consumo estão a mudar. No entanto, só 29% consideram que os seus pares estão comprometidos com a mudança que és necessária;
  • Os especialistas a operar na área do e-Commerce acreditam que, nos próximos cinco anos, haverá alterações profundas no mercado. O eco-design deverá estar no centro das preocupações das organizações;
  • 89% dos consumidores pesquisam informações sobre o produto antes de o comprarem;
  • Manuel Tovar, co-founder & COO da The Loop co. , considera que deve existir um passaporte digital associado a cada produto para que se saiba todo o ciclo do mesmo. The Loop co. está a apostar no desenvolvimento de embalagens inteligentes que já estão a ser utilizadas em lojas que vendem produtos a granel;
  • “A Vinted é quase a definição de sustentabilidade, provavelmente é a maior plataforma de segunda mão na Europa", diz Sebastiaan Lemmens, strategy director da Vinted. As tendências atuais como a procura por coisas mais baratas, de qualidade e que correspondam a standarts mais verdes explicam o sucesso de empresas que comercializam produtos em segunda mão.


Inês Costa, associate partner para Climate & Sustainability da Deloitte, Manuel Tovar, co-founder & COO da The Loop co. , Robain de Jong, Iberia operations director da Cainiaio (Alibaba-group) e Sebastiaan Lemmens, strategy director da Vinted
Joao Girao

Inteligência artificial para um e-Commerce mais smart

  • A tecnologia está a tornar obsoletos os métodos que as empresas usam para chegar aos consumidores;
  • A inteligência artificial (IA) vem mudar totalmente o paradigma e a experiência do consumidor que, por su vez, também é muito diferente nos dias de hoje;
  • O e-buyer (pessoa que compra online) é um comprador que quer ser “guiado e compreendido”, explica Rogério Canhoto, Chief Business Officer da PHC Software;
  • João Mortágua, head of logistics planning and analytics da Farfetch, confessa que ao serem “marketplace de luxo”, estão obrigados, desde o o início, a ter uma "experiência personalizada para o cliente”;
  • A IA pode ajudar a melhorar a experiência do consumidor, mas também pode apresentar vantagens em termos de “redução de custos e produção mais eficiente”, diz Carla Viana, e-Commerce commercial director da Sonae MC;
  • Para Joaquim Carvalho, enterprise account manager da Amazon Web Services (AWS), a customização é mesmo “a chave” do negócio porque é algo que permite “assegurar uma maior certeza na continuidade da venda”;
  • Muito se tem especulado sobre os trabalhos que irão desaparecer com a introdução da IA nas empresas e sobre as novas que aparecerão. Rogério Canhoto lembra que todas as anteriores disrupções tecnológicas “criaram muito mais emprego" em comparação com as profissões que desapareceram.


Desafios ibéricos no e-Commerce

  • Os CTT têm, atualmente, uma presença forte em Espanha;
  • Mesmo que haja diferenças significativas em termos de dimensão entre os dois países, no e-Commerce há resultados similares: 20% das vendas das empresas nos dois países corresponde ao ramo do e-Commerce;
  • A falta de conexão entre países e dentro do cada um deles representa uma barreira ao comércio eletrónico, explica Coro López-Barrón, directora executiva da Câmara de Comércio Hispano Portuguesa. Neste domínio Espanha está mais preparada do que Portugal, mas ambos estão muito aquém daquilo que se passa em outros países, como por exemplo a China;
  • “As questões alfandegárias e burocráticas foram as mais difíceis de ultrapassar", confessa Bruno de Gouveia, fundador da Care To Beauty, uma empresa que pretende tornar os produtos de cosmética acessíveis a todos, em qualquer parte do mundo;
  • O mercado português é “7 vezes mais pequeno que o espanhol”, lembra Jorge Gonzalez Marcos, head of Iberia and Latam da Prestashop. Em Espanha, a empresa tem 50 mil lojas com a sua tecnologia, enquanto que, em Portugal, são cerca de 6 mil lojas;
  • Na Península Ibérica há um hábito para consumir fora de casa, alerta Juan Redondo, non-executive board member da Parfois. O segredo para fazer crescer o e-Commerce dentro da empresa é, na visão do próprio, arranjar parcerias que garantam que o produto chega rápido e em condições ao consumidor e apostar na forma como se mostra o produto nos canais digitais.


Coro López-Barrón, diretora executiva da Câmara de Comércio Hispano Portuguesa, Bruno de Gouveia, fundador da Care To Beauty, Jorge Gonzalez Marcos, head of Iberia and Latam da Prestashop e Juan Redondo, non-executive board member da Parfois
Joao Girao

CTT e-Commerce Awards

A sessão culminou com a revelação dos vencedores da 3ª edição dos CTT e-Commerce Awards, pela primeira vez em formato ibérico. Saiba, abaixo, quem venceu em cada uma das oito categorias:

Categoria Site e-Commerce
  • Vencedor: Worten

Categoria App e-Commerce
  • Vencedor: Auchan Retail

Categoria Iniciativa e-Commerce PME
  • Vencedor: Sanjo

Categoria Iniciativa e-Commerce Green
  • Vencedor: LoopOS

Categoria Iniciativa Comércio Local
  • Vencedor: Nossa Farmácia

Categoria Startup - Inovação em Logistics, Delivery and Returns no e-Commerce
  • Vencedor: iF Returns

Categoria Startup- Inovação em Serviços Financeiros no e-Commerce
  • Vencedor: Goparity

Categoria Startup- Inovação em Marketing Digital no e-Commerce
  • Vencedor: sheerME

O Prémio Carreira foi entregue a Alberto Pimenta, diretor de e-Commerce dos CTT.

Alberto Pimenta (à direita) no momento em que recebe o Prémio Carreira
Joao Girao

Mais informação sobre os vencedores serão dadas na edição do Jornal Expresso de 24 de novembro.

Para ver ou rever a sessão na íntegra basta clicar AQUI.

CTT e-Commerce Awards

Em 2023, os CTT e-Commerce Awards regressam para mostrar o que de melhor se faz neste domínio a nível ibérico. O Expresso é media partner desta iniciativa que irá galardoar a inovação e eficiência das ideias e projetos que estarão a concurso

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

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