Em setembro a atividade turística na Madeira passou a fasquia de um milhão de dormidas. Um número recorde que expressa um grande aumento de turistas estrangeiros a procurar a região, principalmente ingleses, alemães e franceses. O incremento do turismo na região tem reflexos diretos em várias áreas, como a restauração, a hotelaria, os alojamentos locais e as empresas de aluguer de automóveis, e acarreta desafios: sustentabilidade e qualificação do destino.
Com 250 mil habitantes, a ilha da Madeira, conhecida pelo seu clima ameno, perdeu 17 mil habitantes numa década. Assiste atualmente a uma crescente procura de estrangeiros para residir. Por outro lado, há uma aposta na fixação talentos das áreas tecnológicas, cativando profissionais da região, mas também de outras origens, nacionais e estrangeiros. No Funchal, o Egames Lab junta meia centena de profissionais a trabalhar na indústria de videojogos para todo o mundo. O sector tecnológico é encarado como uma oportunidade para a competitividade em territórios periféricos e insulares.
As produções locais - como a banana, o vinho Madeira ou o tabaco -, são outro importante ativo da região. A banana registou em 2022 a sua maior produção em 25 anos, com 22.766 toneladas, e em 2023 deverá registar um novo recorde. Também o vinho Madeira viu a sua produção aumentar este ano, e aposta em campanhas de promoção no estrangeiro, em especial nos EUA.
foi o número de dormidas registadas em setembro na Região Autónoma da Madeira. Um valor recorde e que representa um aumento de 9,4% face ao período homologo de 2022, segundo dados da Direção Regional de Estatística
A falta de mão de obra no sector agrícola, da construção e no turismo é um dos grandes problemas como que se debate a região e que é um travão ao desenvolvimento económico. Estes e outros temas estarão em cima da mesa na conferência Expresso 50 anos, que se realiza esta quarta-feira, 8 de novembro, no Funchal.
O que é
No âmbito das comemorações do 50º aniversário do Expresso, criam-se oportunidades para aprofundar o conhecimento dos territórios. A cidade do Funchal, na ilha da Madeira, é o próximo destino da exposição e conferência itinerantes do jornal, desta vez com o apoio da Tabaqueira. O debate vai juntar empresários de várias áreas, governantes e decisores para uma reflexão sobre os desafios económicos desta região autónoma.
Quando, onde e a que horas?
Quarta-feira, 8 de novembro, no Design Center Nini Andrade e Silva às 9h30.
Quem são os oradores?
- João Vieira Pereira, diretor do Expresso
- Rui Minhós, administrador da Tabaqueira
- Rui Miguel da Silva Barreto, secretário regional da Economia
- Miguel de Sousa, CEO da Empresa de Cervejas da Madeira
Porque é que este evento é importante?
O crescimento exponencial do turismo, as alterações no tecido social e empresarial, e os desafios de competitividade que se colocam aos territórios periféricos geram novas dinâmicas que é importante perceber e analisar.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: malmeida@expresso.impresa.pt