Como conciliar indústria e ambiente? Como manter os talentos, saídos da Universidade de Aveiro, nas áreas de Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE), a trabalhar no território? São estes os desafios essenciais para o presente e o futuro de Aveiro, distrito do litoral centro do país com uma forte dimensão exportadora.
Só atingindo destes objetivos é que a região poderá continuar a garantir competitividade e a reter recursos humanos de topo na área TICE, os tais profissionais formados na universidade local que trabalham para empresas de todo o mundo a partir do distrito, uma realidade motivada pelos salários elevados pagos por empresas estrangeiras.
“Aveiro é um bom case study, com as empresas privadas como motor principal e as empresas públicas como motor auxiliar”, diz Ribau Esteves
Muitas destas empresas, bem como a universidade, estão envolvidos em projetos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR): Bosch, Navigator, Altice Labs, Renaul Cacia, Universidade de Aveiro, Instituto das Telecomunicações, entre outras, estão presentes em cerca de três dezenas de projetos.
O turismo, um dos sectores que mais tem crescido nos últimos anos em Aveiro (em 2022, o município registou um recorde de dormidas e um aumento de afluência aos museus), não vai ficar de fora da conferência dos 50 Anos do Expresso, que junta vários especialistas. O primeiro painel, sobre “O presente e o futuro de Aveiro”, terá contributos de António Martins da Cruz, Jorge Brandão, Paula Roque e Raul Almeida, num debate moderado pela jornalista do Expresso Margarida Cardoso. O segundo, no Expresso da Meia Noite, programa da SIC Notícias, em que será feito o ponto da situação do PRR e das exportações, são convidados António Mendonça Mendes, Celeste Hagatong e Óscar Afonso, com a moderação dos jornalistas Bernardo Ferrão e Ângela Silva. José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, vai participar em ambos os momentos.
é o valor das exportações em 2022 da região de Aveiro, que engloba os concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos (NUTS III)
O que é
No âmbito das comemorações do 50º aniversário do Expresso, criam-se oportunidades para aprofundar o conhecimento dos territórios. Aveiro é o próximo destino da exposição e conferência itinerantes do jornal. Os debates vão juntar personalidades de áreas relevantes, como o turismo, a indústria, ou a academia, refletindo sobre os desafios que se colocam ao distrito.
Quando, onde e a que horas?
Quinta-feira, 7 de setembro, no Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro, a partir das 15h30.
Quem são os oradores?
- João Vieira Pereira, diretor do Expresso;
- José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro;
- António Martins da Cruz, Embaixador;
- Jorge Brandão, Vogal Executivo do Centro 2030, CCDRC;
- Paula Roque, Managing Partner, Revigrés;
- Raul Almeida, Presidente, Turismo do Centro;
- António Mendonça Mendes, Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro;
- Celeste Hagatong, Presidente, Banco Português de Fomento;
- Óscar Afonso, Diretor, Faculdade de Economia da Universidade do Porto;
Porque é que este evento é importante?
Uma das regiões mais competitivas a nível nacional, Aveiro tem uma forte componente industrial, com importantes multinacionais, mas também microempresas, um papel importante da universidade, uma área de excelência nas IICE, e um crescente valor no turismo.
Como posso ver?
No Facebook do Expresso, aqui.
O Expresso da Meia Noite é transmitido na SIC Notícias sexta-feira às 23h00.