Projetos Expresso

O turismo português para além do bilhete-postal

O turismo português para além do bilhete-postal
José Vicente

Projetos Expresso. Distinções. Conheça os vencedores da segunda edição do Prémio Nacional do Turismo, que adaptou categorias e reconheceu a carreira, em defesa da restauração, de Mário Pereira Gonçalves

Mais do que exemplos de resiliência, criatividade e inovação, aguçadas em tempo de pandemia, os projetos distinguidos na segunda edição do Prémio Nacional do Turismo (PNT) são símbolos dos novos caminhos que o sector vai ter de trilhar nos próximos anos, com a necessidade extra de se adaptar e ultrapassar os condicionalismos provocados pela covid-19.

Chegar à serra da Estrela, fazer check-in num hotel — que recupera uma das primeiras Pousadas de Portugal e é o primeiro com classificação cinco estrelas na região —, instalar-se num quarto, onde o granito das paredes convive com peças de design, com o burel como denominador comum, olhar a magnífica paisagem para o vale glaciar a partir da varanda, provar os melhores sabores regionais, ler um livro aconchegado pela lareira, usufruir da piscina interior aquecida, que permite nadar até ao exterior mesmo quando a neve cai, são parte da experiência proporcionada pela Casa de São Lourenço (Chave de Prata na edição 2020 do guia “Boa Cama Boa Mesa”). A paisagem natural pode ser descoberta através de passeios guiados por vários trilhos, piscinas naturais e penhascos, como a Varanda do Chimpanzé, onde se pode estender uma toalha e usufruir de um piquenique recheado de produtos locais. A ligação às tradições e história da serra da Estrela é reforçada com uma visita à Burel Factory, considerada um exemplo a seguir no turismo industrial em Portugal. Aqui nasceu, em 1947, a Lanifícios Império, a fábrica de lãs mais importante da região. Hoje, o burel (tecido de lã tradicional) ganhou nova vida e novas utilizações, com o design a potenciar o valor ancestral deste produto. Ao convidar os visitantes a conhecerem as experiências associadas ao alojamento, a Casa de São Lourenço promove o desenvolvimento da região sem desvirtuar a autenticidade e justifica a atribuição da distinção Turismo Autêntico na segunda edição do Prémio Nacional do Turismo, uma iniciativa Expresso/BPI, que esta semana anunciou vencedores através de uma cerimónia e programação exclusivamente virtuais e transmitida via Facebook.

Nesta categoria foi ainda atribuída uma menção honrosa à Grande Rota Peneda-Gerês (GR50), promovida pela ADERE-PG, uma associação de desenvolvimento local, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Com 190 km de extensão, o percurso atravessa cinco municípios e cerca de 40 aldeias, contribuindo para o desenvolvimento “económico, social e ambiental do território e das comunidades”. Na prática, e do ponto de vista do turista, para além da identificação da Grande Rota, o projeto disponibilizou uma aplicação móvel para navegação online e offline ao longo de cada etapa do percurso. A partir do site da ADERE-PG é, por outro lado, possível aceder a uma central de reservas de alojamentos.

Aposta digital

Este verão, em consequência da pandemia, a Book in Xisto, a plataforma online multisserviços da rede Aldeias do Xisto, que permite fazer reservas de alojamento, restaurantes e experiências, pulverizou recordes de acesso e de vendas efetivas. “Estes resultados são também consequência da criação de uma receção virtual, em que se aproveita o potencial digital para preparar uma visita o mais possível analógica.

A partir da confirmação da reserva, é indicado ao cliente o que pode visitar naquela zona, que restaurantes dispõem de take away, os trilhos que pode fazer, as praias fluviais mais próximas e outros locais de interesse”, refere Rui Simão, responsável pela ADXTUR — Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto. Mesmo sem uma perceção automática, os visitantes acabaram por usufruir de uma capacitação digital, vertida na plataforma de reservas e que absorve e promove a oferta dos parceiros locais, justificando a atribuição do prémio Turismo em Rede.

“É bom quando há uma sintonia entre aquilo que se quer, se promove e se premeia”, refere ao Expresso Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, ao valorizar as cinco (novas) categorias do PNT: “O turismo do futuro vai ser muito mais competitivo, por isso é importante não só acompanhar as tendências e a inovação, mas também chamar a atenção para outros fatores que não sejam o habitual bilhete-postal.”

Prémio Carreira

Mário Pereira Gonçalves
Presidente da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal

Aos 81 anos, o que representa receber o Prémio Carreira no âmbito do Prémio Nacional do Turismo?

É um grande motivo de orgulho e receber este prémio num ano atípico como este é razão para o sentir de uma forma ainda mais intensa.

Ao olhar para o atual estado da restauração em Portugal, consequência da covid-19, quais são os seus maiores receios?

Esta situação é completamente diferente de todas as outras que enfrentei e é o desconhecido e a incerteza que mais me assustam. Há muitas empresas que estão neste momento no seu limite de sobrevivência, e o receio que tenho é de que, precisamente, não consigam ultrapassar esta fase até que cheguem os apoios que podem fazer verdadeiramente a diferença. Em paralelo, estamos a desqualificar irreversivelmente a qualidade da nossa oferta turística, o que, como sabemos, levará alguns anos a ser recuperado.

É dirigente da AHRESP desde 1976 e está, neste momento, a cumprir o nono mandato como presidente da maior associação empresarial do país. Quais são os maiores desafios para os próximos anos?

Sem dúvida sabermos, com dignidade e resiliência, ultrapassar a atual crise sanitária. As nossas empresas e a oferta turística terão de acompanhar os novos caminhos da inovação, digitalização e sustentabilidade ambiental, sem os quais nenhuma sociedade e nenhum destino turístico poderão enfrentar um futuro competitivo. Contudo, o grande desafio para o futuro de todos nós é a preparação e a qualidade da nossa educação e formação profissional.

Vencedores do Prémio Nacional do Turismo

Categorias

Turismo em Rede
Vencedor: Book in Xisto

Turismo Autêntico
Vencedor: Casa de São Lourenço
Menção honrosa: Grande Rota Peneda-Gerês (GR50)

Turismo Sustentável
Vencedor: certificação de sustentabilidade do destino turístico Açores

Turismo Inteligente
Vencedor: Envision @Pestana
Menção honrosa: Smart Resort

Turismo de Confiança
Vencedor: selo Clean & Safe

Categoria Especial
Prémio Carreira

Vencedor: Mário Pereira Gonçalves

Textos originalmente publicados no Expresso de 18 de dezembro de 2020

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