Design, estilo e ambiente de braço dado
Acessórios de moda sustentáveis feitos com plásticos marinhos olham pelo mar e pelo futuro do planeta e das gerações vindouras
Acessórios de moda sustentáveis feitos com plásticos marinhos olham pelo mar e pelo futuro do planeta e das gerações vindouras
Sabia que ao usar um par de óculos Sea2see está a retirar do fundo do mar cerca de um quilo de plástico? Esta coleção exclusiva de acessórios (que inclui relógios), fabricada com “100% recycled marina plastics”, alia estilo a uma causa nobre e foi apresentada ao mercado português pela Optivisão em parceria com o Sea Shepherd, uma organização não governamental de ação direta na conservação dos oceanos. Em Portugal, a coleção estará à venda em exclusivo nas óticas Optivisão e contribuirá para a intervenção da Ghost Network Setúbal na conservação da costa oceânica nacional.
A revelação foi feita por François Van Abeele, CEO e fundador da Sea2see, e por Christopher Storey, partnerships manager pela Sea Shepherd Global e Pedro Finamore, da Sea Shepherd Portugal, que estiveram em Troia em abril, a convite de André Brodheim, administrador, e António Amorim, diretor-geral, da Optivisão.
OPTIVISÃO COM VISÃO SUSTENTÁVEL PARA O FUTURO
A sustentabilidade como pilar e uma cada vez maior atitude de responsabilidade social e ambiental têm levado a insígnia especializada em saúde visual a optar por uma oferta diferenciadora dos seus produtos com impacto positivo nos consumidores e na preservação do ambiente e da biodiversidade marinha.
Segundo a UNESCO, até 2100, se não houver mudanças de comportamentos, mais de metade das espécies marinhas encontram-se em risco. “Os oceanos cobrem 70% da água que está na origem de 80% do ar que respiramos. Sendo a sustentabilidade um dos valores do Grupo Optivisão e como marca socialmente responsável, sentimos a necessidade de olhar pelo mar e contribuir para a preservação dos nossos oceanos como forma de garantir a sustentabilidade da existência humana”, destaca André Brodheim.
Ainda de acordo com este responsável, a iniciativa Olhar pelo Mar posiciona a rede de óticas Optivisão como promotor ativo e empenhado na preservação dos oceanos e em particular da costa oceânica nacional: “Sabemos que não vamos mudar o mundo, mas as pessoas que aderirem podem ajudar a mudar o mundo”, refere.
O plástico e as redes de pesca não se desintegram como os produtos naturais, decompondo-se em microplásticos e micropartículas que são ingeridos pelos animais. A reciclagem é o primeiro passo para quebrar este ciclo, pelo que é preciso mudar a forma como se projeta, produz e consome.
A coleção Sea2see é fruto da colaboração com milhares de pescadores de Espanha e da França que recolhem uma média diária de meia tonelada de resíduos plásticos marinhos e de redes de pesca. A separação e a seleção dos diferentes tipos de plástico e resíduos para reciclagem e rejeição são depois realizadas manualmente e os resíduos submetidos a reações químicas que os transformam numa nova matéria-prima, a UPSEA PLAST em granulado, para entrar na cadeia abastecimento e dar lugar a novos produtos.
Esta matéria-prima obteve a certificação Cradle to Cradle Gold. O Programa de Produtos Certificados Cradle to Cradle é o padrão científico mais avançado do mundo para projetar e fabricar mercadorias para a Economia Circular. Reconhece a melhoria contínua e a inovação de produtos e processos que visam ser melhores para as pessoas e para o planeta.
A coleção Sea2see, à venda nas óticas Optivisão a partir de abril, tem no horizonte produzir os primeiros óculos com plásticos totalmente recolhidos na costa oceânica portuguesa. "Somos uma marca de referência e líder no setor da ótica em Portugal, e por isso é estratégico reinventar modelos de negócio e comportamentos socialmente responsáveis que ajudem a fazer a diferença, conclui André Brodheim.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt