Financiar o Futuro #5: Inovação e inclusão no caminho sustentável
A digitalização e a educação e formação do capital humano são fatores-chave para o sucesso das empresas com visão de futuro e ambição de vencer os desafios.
A digitalização e a educação e formação do capital humano são fatores-chave para o sucesso das empresas com visão de futuro e ambição de vencer os desafios.
O podcast “Financiar o Futuro”, uma iniciativa do BBVA com o Expresso como media partner, encerra com o tema inovação e inclusão. O quinto programa junta dois líderes: Luís Castro e Almeida, CEO do BBVA Portugal, e Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro - Delta Cafés.
Luís Castro e Almeida começa por destacar o trabalho que o banco que lidera tem levado a cabo nas últimas duas décadas em termos de digitalização, ao ponto de ser considerado um dos pioneiros nesta matéria ao nível mundial. Ao nível da educação, destaca o programa de literacia financeira “Valores de Futuro”, que envolveu cerca de 350 mil alunos de todo o país. “Fomos para as escolas ensinar às crianças dos 6 aos 15 anos os três princípios a ter para melhor gerirem o seu dinheiro: prudência, responsabilidade e solidariedade”. A iniciativa, da qual o BBVA muito se orgulha, foi um êxito”, explica o CEO do BBVA Portugal.
O responsável do Grupo Nabeiro reforça: “as empresas têm a obrigação de formar os homens do amanhã, nomeadamente em temas como empreendedorismo e cidadania”. A formação e a educação são, quer para o BBVA quer para o Grupo Nabeiro, fatores críticos para o sucesso. Rui Miguel Nabeiro recorda a aposta na formação das equipas, a começar pelas lideranças, levando as suas pessoas a abraçarem a tecnologia como uma imprescindível ferramenta de trabalho, e aborda projetos como os do Centro Educativo Alice Nabeiro, NÃM e o apoio à produção de café nos Açores.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt