Lexus RZ 450e: A electricidade em fato de cerimónia
Candidato na classe Elétrico do Ano do Seguro Directo Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal 2024.
Candidato na classe Elétrico do Ano do Seguro Directo Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal 2024.
Em 2021 a Lexus, marca de topo da Toyota (recorde-se que se trata do acrónimo de Luxury Export for the United States/exportação de luxo para os Estados Unidos) entrou num novo capítulo com o lançamento do UX 300e, o seu primeiro carro 100% eléctrico. A apresentação aos jornalistas portugueses fez-se com vista para Lisboa, ou seja na Base Aérea do Montijo. Oportunidade para verificar que este Crossover movido a motor eléctrico com bateria tinha alguma aptidão para andar fora de estrada (o que não significava que tivesse tracção integral, como algumas das versões do 100% eléctricos da Toyota, o BZ4X, viriam a ter).
Esta caminhada para a electrificação beneficiou da experiência do fabricante japonês com as motorizações híbridas, nomeadamente no campo da electrónica de potência, dos motores eléctricos, das baterias recarregáveis em andamento, etc. Neste momento a gama da Lexus desdobra-se entre modelos híbridos recarregáveis em andamento, híbridos recarregáveis na tomada (PHEV) e 100% eléctricos. É este o caso do novo modelo RZ. Tem um motor eléctrico em cada eixo e uma potência combinada de 313 cv. A tracção é optimizada através do sistema Direct4, podendo, consoante as circunstâncias, ser à frente, atrás ou às quatro rodas. A bateria de 71,4 kWh garante autonomias até 400 km (homologação WLTP). O tecto panorâmico é sensível à luz e o aquecimento radiante poupa 8% no consumo. O sistema e-latch impede a abertura das portas em situações perigosas.
Um tapete das mil e uma noites
As sensações de condução do Lexus RZ 100% eléctrico não podiam ser melhores: conforto ao volante, desempenho do motor e espaço quase infinito a bordo. Aquilo que poderia ser visto como um defeito é, na verdade, uma qualidade: não dá a mínima sensação de velocidade, pelo que manda a prudência (e a gestão dos pontos na carta) prestar atenção aos alertas do sistema para excesso de velocidade (não porque o carro não suporte mais andamento mas por a velocidade divergir da regulamentada pela sinalização). Defeito? O preço que começa nos € 74500, embora não divirja muito de modelos comparáveis da concorrência.
FICHA TÉCNICA
Lexus RZ 450 e
SUV, 5 portas, 5 lugares
Preço-base (€) N.D.
PVP (€) Desde 74500
Um motor eléctrico em cada eixo+bateria 71,4 kWh
Potência (cv) 313
Binário (Nm) N.D.
Velocidade máxima (km/h) N.D.
Aceleração (0-100 km/h em segundos) 5,6
Bagageira (l) 522
Comprimento/largura/altura (m) 4,80/1,90/1,64
Autonomia 407 a 440 km
Carregamento De 39 a 7 horas (corrente alterna); 30 minutos (80% capacidade – carregamento rápido)
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: RCardoso@expresso.impresa.pt