Honda ZR-V: Defeito? Só se for o preço…
Candidato na classe Híbrido do Ano e SUV Compacto do Ano do Seguro Directo Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal 2024.
Candidato na classe Híbrido do Ano e SUV Compacto do Ano do Seguro Directo Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal 2024.
Não serei o único elemento do júri a ter esta opinião: o Honda ZR-V é um dos melhores concorrentes à edição deste ano do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal. É um carro sólido, bem desenhado, espaçoso e que, tanto na cidade como na estrada, se porta ao melhor nível. E que, num tempo em que se tende a falar mais de carros eléctricos a bateria que de outra coisa, confirma as virtualidades de uma terceira via, entre o térmico e o eléctrico, ou seja o motor híbrido, neste caso recarregável em andamento.
Embora o gosto dominante corresponda às carroçarias sobre-elevadas, inspiradas nos veículos 4x4, aquilo a que habitualmente designamos como SUV (agora na mira do município de Paris no que respeita às tarifas de estacionamento, conforme se refere nesta página), o ZR-V tenta, do ponto de vista das linhas exteriores, um compromisso entre o SUV e o Coupé desportivo. Ou seja, é um pouco mais alto que o normal mas continua a parecer-se mais com um automóvel que com um pseudo jipe.
Do ponto de vista mecânico estamos perante a aplicação bem-sucedida de uma solução híbrida: um motor a gasolina de dois litros, dois motores eléctricos e uma bateria de iões de lítio recarregável em andamento. Consoante o percurso, o sistema pode funcionar em modo 100% eléctrico ou com um grau variável de intervenção do motor térmico. A caixa é automática (do tipo variação contínua) e a resposta do(s) motor(es) é sempre suave, assegurando um bom compromisso entre andamento e consumo. Preço? Nunca menos de € 49750…
Admirável mundo híbrido
O Honda ZR-V prova que não há uma solução única para adaptar os automóveis à luta contra as mudanças climáticas: a electrificação a marchas forçadas pode não ser o caminho mais sensato. A indústria consegue fabricar carros que, não dependendo de baterias recarregáveis na tomada, poluem pouco, nomeadamente em meio urbano (onde um bom híbrido consegue andar metade do tempo em modo 100% eléctrico), sendo agradáveis de guiar. É neste campeonato que o ZR-V se evidencia: adapta-se bem à condução citadina, apresentando baixos consumos, fruto da circulação frequente em modo eléctrico mas quando se trata de ir à estrada não desilude nem abala as finanças. Tem espaço interior para dar e vender, trate-se de passageiros ou de bagagem. Quanto a ser acessível ao comum dos mortais, isso já pode ser outra história…
FICHA TÉCNICA
Honda ZR-V
SUV, 5 portas, 5 lugares
Preço-base (€) N.D.
PVP (€) Desde 49750
Sistema híbrido: motor a gasolina de 1993 cm3+dois motores eléctricos+bateria iões lítio
Potência combinada (cv) 181
Binário combinado (Nm) 315
Caixa de velocidades automática
Velocidade máxima (km/h) 173
Aceleração (0-100 km/h9 em segundos 7,8
Bagageira (l) 380
Depósito de combustível (l) 57
Comprimento/largura/altura (m) 4,57/1,84/1,62
Consumo combinado (l/100 km) 5,7
Emissões cominadas de CO2 (g/km) 130
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: RCardoso@expresso.impresa.pt