Carro do Ano

Jeep Avenger: Eletrificar uma lenda

Candidato nas classes Elétrico do Ano e SUV Compacto do Ano do Seguro Directo Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal 2024.

Jeep Avenger

Que há de comum entre o pequeno e versátil 4x4 que desembarcou nas praias da Normandia em 1944 e a marca Jeep? A reputação de ser imbatível em todo-o-terreno. Os veículos TT produzidos pela Chrysler com o emblema Jeep, hoje integrados no grupo global Stelantis (Fiat, Citroën, Opel, Peugeot, etc), foram sempre pensados para andar tão à vontade na estrada como fora desta. Agora, sinal dos tempos, converteram-se à electrificação total com o lançamento do primeiro Jeep 100% eléctrico, o Avenger.

Tendo nome de vingador (e de um famoso avião torpedeiro da Guerra do Pacífico), as suas proezas fora de estrada são à partida limitadas pela circunstância de não possuir tracção integral mas apenas dianteira, ainda que tenha possibilidade de alguma optimização electrónica do desempenho em pisos desfavoráveis como a areia. Daí que, quando me propus experimentar o Avenger por ocasião da minha participação na 25ª edição das 24 Horas TT de Fronteira pensei melhor. A vila alentejana fica quase a 180 km de Lisboa, o que representaria mais ou menos metade da autonomia do jipe e precisando de fazer TT para chegar ao Monte da Coutada de Baixo onde tenho ficado alojado, concluí que no resto da gama da Jeep havia outras opções mais realistas, caso do Compass PHEV de tracção integral. Com o que choveu durante a corrida foi, de facto uma decisão sábia…

Feito para seduzir

Em termos técnicos, este “pequeno” (quatro metros de comprimento) Jeep assenta na plataforma também usada para o SUV Peugeot e-2008, embora utilizando um motor eléctrico mais potente, semelhante ao da berlina e-308, debitando 156 cv. A fatiota, que é como quem diz a carroçaria, é completamente diferente, resultando um inconfundível ar de jipe, desde logo com maior altura ao solo que um SUV normal. Isto permite-lhe fazer alguma coisa fora de estrada desde que sejamos realistas e não lhe peçamos o impossível, ou seja enfrentar lamaçais e areais só com tracção dianteira. Se o piso não for mole, em princípio não baterá por baixo, o que sempre é alguma coisa. Único problema: sendo bonito e atractivo custa à volta de 40 mil euros, o que pode desmobilizar alguns potenciais interessados.

FICHA TÉCNICA

Jeep Avenger

SUV, 5 portas e 5 lugares

Preço-base (€) 32 232

PVP (€) Desde 37800

Motor eléctrico, bateria iões de lítio de 54 kWh

Potência (cv) 156

Binário (Nm) 260

Velocidade máxima (km/h) 150 (limitada electronicamente)

Aceleração (0-100 km/h em segundos) 9

Bagageira (l) 355

Comprimento/largura/altura (m) 4,08/1,72/1,53

Autonomia 392 km (WLTP)

Tempo de carregamento Wallbox 5 horas Ultra-rápido 24 minutos (para 80% da carga)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: RCardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate