Carro do Ano

Honda e: Ny1: Um regresso eléctrico

Candidato na classe Elétrico do Ano do Seguro Directo Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal 2024.

Honda e:NY1

A história recente da Honda que, como se sabe, não produz apenas carros mas também motas, motores para barcos, robôs e uma infinidade de outras coisas, diz-nos bastante sobre a evolução da indústria automóvel. Durante muito tempo este fabricante foi avesso às motorizações a gasóleo, apostando em carros a gasolina de uma fiabilidade lendária. Quando, já no séc. XXI, enveredou pelo diesel fê-lo com um desembaraço invejável, produzindo motores silenciosos, pujantes e económicos que deixaram saudades por exemplo no Honda Civic. Agora, os tempos são outros. O gasóleo voltou a ser rejeitado e a aposta passou a ser a das motorizações híbridas, associadas a caixas de velocidades de variação contínua com soluções de engenharia bebidas da Toyota.

Paralelamente, a marca começou a enveredar pela construção de carros movidos a bateria de que foi expressão em 2021, o Honda e, um pequeno veiculo, interessante em quase tudo menos no preço. Agora o fabricante japonês aposta noutra vertente, produzindo um SUV 100 % eléctrico que no seu aspecto geral e nas suas dimensões não destoa doutros modelos da marca, a começar pelo Honda CR-V (este ano a concurso em versão híbrida plug-in, conforme referido na edição anterior). O trunfo dos Honda nunca foi o preço mas não deixa de ser curioso comparar os dois carros: € 54750 para o Honda 100% eléctrico e € 61500 para o CR-V híbrido recarregável na tomada.

Uma demonstração tecnológica

O Honda e:Ny1 diz-nos muito sobre a capacidade do fabricante japonês lidar com todas as vertentes da construção da electrificação. Do ponto de vista de tornar o automóvel eléctrico acessível, ainda que relativamente, nem tanto. Um carro no limiar dos 55 mil euros dificilmente será um sucesso comercial. A autonomia é aceitável (um pouco menos de 400 km na versão ensaiada) e relativamente insensível ao andamento. Ao contrário doutros modelos orientais, a retenção do carro quando seleccionamos a máxima regeneração de energia e desaceleramos é sofrível.

FICHA TÉCNICA

Honda e:Ny1

SUV, 5 portas, 5 lugares

Preço-base (€) 43422

PVP (€) Desde 54750

Motor eléctrico síncrono+bateria iões lítio 68,8 kWh

Potência (cv) 204

Binário (Nm) 310

Velocidade máxima (km/h) 160

Aceleração (0-100 km/h em segundos) 7,6

Comprimento/largura/altura (m) 4,39/1,79/1,58

Bagageira (l) 361

Autonomia 412 km (WLTP)

Carregamento De 6 horas (doméstico) a 45 minutos (rápido; 80% capacidade)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: RCardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate