Honda CR-V e:PHEV: Um salto tecnológico
Candidato na classe Híbrido Plug-In do Ano do Seguro Directo Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal 2024.
Candidato na classe Híbrido Plug-In do Ano do Seguro Directo Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal 2024.
Nesta sexta geração (desde 1995) o maior SUV da Honda, não só se mantém fiel à motorização híbrida carregável em andamento (HEV), como introduz uma nova opção: a possibilidade de carregar à corrente (PHEV). O que, se permite andar umas boas dezenas de quilómetros em modo 100% eléctrico (80 segundo o fabricante, à volta de 60 no teste realizado), implica um aumento de preço da ordem dos dez mil euros. O que obriga a fazer contas ao número anual de quilómetros e ao perfil de utilização (idealmente muita utilização citadina) se quisermos perceber se recuperamos o investimento adicional graças a um menor custo de utilização.
Nesta nova versão, o espaço a bordo é quase principesco, mesmo nos lugares traseiros, com a curiosidade de a bagageira do PHEV ser maior (ainda que marginalmente) que a do híbrido simples. Fiel às soluções bem pensadas que já encontrávamos no Honda Jazz, os bancos traseiros estão montados sobre calhas, podendo deslizar 20 cm, o que optimiza a gestão de espaço entre os passageiros de trás e a bagagem.
A caixa de velocidades de variação contínua, semelhante às que nos habituámos a encontrar nos modelos híbridos da Toyota está menos barulhenta. Já o seu comando através de botões não me pareceu um modelo de ergonomia, sobretudo na marcha atrás que se liga dando um toque para trás num botão corrediço, enquanto a marcha à frente ou a posição de parque se ligam carregando para baixo nos botões respectivos.
No poupar é que está o ganho
Neste novo Honda CR-V, a existência de uma bateria permitindo rodar em modo 100% eléctrico durante umas dezenas de quilómetros permite uma gestão mais perfeita do consumo. De facto, se seleccionarmos a posição “Save”, guardaremos a energia restante da bateria para quando nos fizer mais falta, ou seja para quando circularmos na cidade. Uma vez descarregada ou posta em espera a bateria, passamos a modo híbrido normal mas o peso morto respectivo não pareceu penalizar significativamente o consumo, ao contrário do que já observei noutros híbridos plug-in.
FICHA TÉCNICA
Honda CR-V e:PHEV ADVANCE TECH
SUV, 5 portas, 5 lugares)
Preço base 47.733,10 €
PVP 61.500 € versão advance tech
Motor híbrido: gasolina, quatro cilindros 1993 cm3+bateria iões lítio 17,7 kWh
Potência combinada (cv) 184
Binário (Nm) 335
Caixa de velocidades automática
Velocidade máxima (km/h) 194 – versão elegance/ versão advance 195
Aceleração (0-100 km/h em segundos) 9
Bagageira (l) 587 – elegance / 617 - advance tech
Depósito de combustível (l) 57 – elegance / advance tech – 46.5
Comprimento/largura/altura (m) 4,7/2,1/1,67
Autonomia combinada em modo eléctrico 82 km
Tempo de carga (doméstico) 7,7 horas
Consumo (l/100 km) combinado 5,6
Emissões de CO2 (g/km) 134
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: RCardoso@expresso.impresa.pt