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Como conduzir em segurança com mau tempo

Como conduzir em segurança com mau tempo

As situações meteorológicas adversas, como chuva, nevoeiro, gelo e neve, alteram as condições de circulação rodoviária, sendo um fator de risco acrescido na condução. Neste sentido, o condutor deve adotar comportamentos ajustados ao estado de tempo. Para uma condução segura em condições adversas, a Seguro Directo revela os princípios básicos: Verificar os pneus – É…

As situações meteorológicas adversas, como chuva, nevoeiro, gelo e neve, alteram as condições de circulação rodoviária, sendo um fator de risco acrescido na condução. Neste sentido, o condutor deve adotar comportamentos ajustados ao estado de tempo.

Para uma condução segura em condições adversas, a Seguro Directo revela os princípios básicos:

Verificar os pneus – É importante verificar os pneus regularmente. O desgaste do pneu não deve ser inferior a 2mm, pois pode perder-se completamente a tração ao conduzir numa superfície molhada.

Reduzir a velocidade – Em condições adversas reduza a velocidade, de forma a conseguir antecipar em segurança qualquer obstáculo que possa aparecer no seu caminho.

Aumentar a distância de segurança – Conduzir “colocado” ao carro da frente é algo que nunca se deve fazer, sobretudo, com condições meteorológicas adversas, em que o risco é ainda maior.

Encontre agora dicas específicas para cada situação:

Conduzir com chuva

A condução com chuva é bastante perigosa, uma vez que o piso fica escorregadio e com excesso de água, podendo provocar facilmente acidentes e fenómenos como a aquaplanagem. Assim, para uma viagem mais segura, além dos princípios básicos, deve:

  • Conduzir no rasto dos pneus que segue à sua frente (no rastro existe menos água).
  • Parar o automóvel, num sítio seguro, se a chuva for intensa.
  • Ter atenção às primeiras chuvas, uma vez que tornam o piso muito escorregadio devido à mistura da lama e óleo.
  • Ter atenção aos peões e veículos de duas rodas.

Nevoeiro

Com nevoeiro, as condições de visibilidade ficam muito reduzidas e, por isso mesmo, é necessário ter muita atenção. Assim, nestas condições a fadiga surge com mais facilidade devido ao esforço do condutor para tentar ver sempre mais além. Adicionalmente, o nevoeiro abafa os sons, ouvindo-se mal os outros veículos. Para uma condução mais segura deve:

  • Utilizar corretamente as luzes as luzes de nevoeiro.
  • Nunca parar na berma (parar na esperança que as condições de visibilidade melhorem é a pior opção, pois está a tornar-se num alvo para todo os outros utilizadores da via).
  • Ligue o aquecimento ou abra as janelas (nevoeiro favorece a formação de condensação).
  • Ter a berma como referência (caso o nevoeiro seja muito espesso).

Neve e Gelo

A queda de neve reduz a visibilidade. Além disso, nestas condições a aderência ao piso é quase nula e o veículo pode facilmente patinar. Assim, é necessário ter em conta alguns cuidados:

  • Para melhor ver e ser visto, deve utilizar as luzes de cruzamento (médios) e, no caso de redução significativa da visibilidade, as luzes de nevoeiro à retaguarda.
  • Utilizar o sistema de ventilação (para evitar o embaciamento dos vidros) e, quando necessário, os limpa para-brisas.
  • Evitar acelerações e travagens bruscas.
  • Verificar se existe sinalização que obrigue ou aconselhe à utilização de correntes de neve.

Vento

Em caso de vento forte os condutores devem também adotar comportamentos defensivos, uma vez que, o vento é a deslocação do ar atmosférico que, conforme a sua intensidade, pode influenciar a normal trajetória do veículo. A maior ou menor influência do vento sobre a trajetória dos veículos, faz-se sentir em função da velocidade a que circulam, das suas dimensões e da carga que eventualmente transportem e o seu acondicionamento. O condutor para atenuar os efeitos provocados pelo vento, deve:

  • Segurar com mais firmeza o volante.
  • Estar especialmente atento, pois o vento forte pode arrancar ramos das árvores ou deslocar os mais diversos objetos.
  • Deixar um espaço lateral maior na ultrapassagem ou cruzamento com veículos de duas rodas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

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