É verdade – até quando o restaurante tem duas estrelas Michelin. Quem o prova são José Avillez, o fotógrafo Javier Corso, um estudo feito na UPV e o novo Xiaomi 14 Ultra. Com uma lente Leica Summilux, que foi a responsável por harmonizar com fotografias uma criação do chef
Já todos ouvimos a velha expressão “a primeira impressão é que fica”. Uma crença popular que se aplica a várias esferas da vida – incluindo, muitas vezes, ao que comemos. É, de facto, um acontecimento recorrente: sermos seduzidos pela aparência de um prato, mesmo antes de conhecermos o seu sabor.
A ideia de "comer com os olhos" não é apenas uma expressão mas um fenómeno comprovado por estudos científicos, que têm vindo a demonstrar a ligação direta entre o estímulo visual no prazer. Que o diga José Avillez: o chef está consciente do impacto da imagem na apresentação das suas propostas gastronómicas e, por isso, aceitou juntar-se ao fotógrafo Javier Corso para criar a primeira harmonização fotográfica – experiência enquadrada no patrocínio Ibérico da Xiaomi, uma das principais empresas de smartphone do mundo, ao “Guia Michelin” nas próximas duas cerimónias, em 2025 e 2026.
O chef José Avillez selecionou um dos pratos mais emblemáticos do Belcanto para criar a primeira harmonização fotográfica
Como ganha vida esta harmonização? Através da união entre uma narrativa fotográfica e de uma criação gastronómica. Avillez, cujo trabalho tem sido consecutivamente reconhecido internacionalmente, selecionou um dos pratos mais emblemáticos do Belcanto, composto por quatro propostas que espelham a inovação e qualidade intrínsecas ao restaurante duplamente estrelado (e várias vezes entre os 50 melhores restaurantes do mundo, segundo o ranking World’s 50 Best); e Corso ficou responsável por ilustrar a experiência com uma história visual, criada a partir da lente Leica presente nos dois dispositivos da série Xiaomi 14 (inclui o Xiaomi 14 Ultra e Xiaomi 14).
A ciência é que o diz: as sensações começam antes de começar a comer
O ponto de partida para este trabalho tem fundamento científico: Purificación García, investigadora da Universidade Politécnica de Valência (UPV) e cofundadora da Food Design, conduziu o estudo “Comer com os Olhos”, para compreender como é que narrativas visuais poderiam potenciar a compreensão das ideias dos chefs. E confirmou: a opinião começa a formar-se mesmo antes de provarmos o que temos no prato. “Para além dos sentidos do paladar e do olfato, o impacto visual gera muitas expectativas e influencia a forma como percebemos o sabor e a textura dos alimentos", concluiu a investigação.
Por isso mesmo, o fotógrafo e explorador espanhol da National Geographic, andou por Lisboa em busca dos elementos que pudessem expressar visualmente o prato de alta cozinha do chef que, neste espaço do Chiado, expressa todo o carinho que guarda pela capital portuguesa. As vistas de uma Lisboa que se ergue em várias colinas, as escadarias que revelam sempre novas paisagens, azulejos coloridos e as pessoas que fazem a cidade foram, por isso, alguns dos elementos escolhidos por Corso. Neste processo, o fotógrafo não sentiu falta de nada. Pelo contrário: consigo tinha a “câmara mais pequena” de sempre, um dispositivo capaz de “transcender a definição de um simples smartphone”.
14
Faz sentido. A nova série Xiaomi foi criada com o objetivo de revolucionar o mundo da fotografia mobile. Em mais uma parceria vencedora com a Leica, através da integração da ótica Leica Summilux, basta analisar oXiaomi 14 Ultrae as suas quatro câmaras – uma câmara principal, uma teleobjetiva flutuante Leica de 75 mm, uma câmara periscópica Leica de 120 mm e a câmara ultragrande angular Leica de 12 mm.
A capacidade para captar imagens em vídeo neste dispositivo é também fora de série. O Xiaomi 14 Ultra inclui suporte para gravar em 8K e em 30 fps e ainda estabilização avançada, características que fazem do dispositivo uma ferramenta poderosa para criativos e entusiastas de fotografia, elevando a experiência ao patamar profissional. No que respeita ao Xiaomi 14, pode contar com configuração de câmara tripla com lentes óticas Leica Summilux com abertura de ƒ/1,6 na câmara principal; uma câmara ultragrande angular Leica de 14 mm e uma teleobjetiva flutuante Leica de 75 mm.
Com esta iniciativa, a Xiaomi não só confirma o poder visual dos novos dispositivos como sublinha a importância crescente da estética visual na gastronomia. É mesmo verdade: os olhos também comem.
Estas são as principais características da nova série Xiaomi.
O poder fotográfico do Xiaomi 14: Configuração de câmara tripla com gama focal de 14 mm a 75 mm; Lentes óticas Leica Summilux, com abertura de ƒ/1,6 na câmara principal e com sensor Light Fusion 900 e até 13,5 EV de gama dinâmica; Câmara ultragrande angular Leica de 14 mm, com resolução de 50MP; Teleobjetiva flutuante Leica de 75 mm, distância mínima de focagem de 10 cm.
O poder fotográfico do Xiaomi 14 Ultra Câmara quádrupla profissional com distâncias focais de 12 mm a 120 mm; Câmara principal com abertura variável de ƒ/1,63 a ƒ/4,0 e sensor LYT-900 de 1 polegada com gama dinâmica de até 14 EV; Teleobjetiva flutuante Leica de 75 mm; Câmara periscópica Leica de 120 mm; Câmara ultragrande angular Leica de 12 mm.
O poder do vídeo: Gravação 8K a 30 fps em todas as câmaras; Sensor de 50MP para nitidez superior em vídeo 8K; Gravação 4K a 120 fps e efeitos de câmara lenta até 5x; Gravação Dolby Vision a 4K 60 fps com estabilização avançada; Modo Cinema com proporção de 2,39:1 e regra do obturador de 180° para vídeos com aspeto cinematográfico; Master Cinema, com codificação HDR em Rec.2020 de 10 bits.