Tensão acesa no Médio Oriente

Os EUA e o Irão não confiam um no outro. Israel, aliado dos EUA, atacou instalações suspeitas de produzirem armas nucleares
Os EUA e o Irão não confiam um no outro. Israel, aliado dos EUA, atacou instalações suspeitas de produzirem armas nucleares
Diretora editorial Expressinho
Já ouviste falar no programa nuclear? Este é o nome que se dá ao conjunto de atividades em que se utiliza a energia do átomo: pode ser para fazer eletricidade, ajudar em tratamentos médicos ou, no pior dos casos, criar armas muito perigosas.
A 13 de junho, após o fracasso das negociações entre os EUA e o Irão sobre este programa, Israel atacou instalações suspeitas de produzirem armas nucleares. O Irão respondeu com mísseis e drones, e Israel retaliou, ameaçando uma crise regional.
Os EUA, aliados de Israel, bombardearam três locais no Irão ligados à estratégia nuclear, já que têm o armamento necessário para os alvos. O Irão atacou bases americanas no Golfo Pérsico. Depois de vários dias de trocas de ataques, os EUA anunciaram um cessar-fogo que continua em vigor. Esta decisão significa que os combates param durante um tempo, para tentar negociar a paz com conversa e não com guerra.
Os EUA e o Irão não confiam um no outro. Os EUA receiam que o Irão esconda a verdadeira finalidade do seu programa nuclear. Os EUA desconfiam que este programa não tenha apenas fins pacíficos para a produção de energia e acreditam que possa ser utilizado para a produção de armas nucleares.
Já o Irão vê os EUA como uma ameaça e acusa-os de interferência. Segundo o Irão, este programa é pacífico, tendo como objetivo gerar eletricidade e ajudar na medicina. Mas muitos países, especialmente os EUA e Israel, suspeitam que haja intenção de construir armas nucleares, o que é muito preocupante a nível mundial.
Este tipo de conflito inquieta muitos países porque, ao agravar-se, pode envolver ainda mais países e pôr em risco um maior número de vidas. E porque as armas nucleares são, de facto, extremamente perigosas, podendo causar destruição em larga escala.
Este conflito foi um dos temas da Cimeira da NATO, que decorreu a 24 e 25 de junho, em Haia, nos Países Baixos. Os estados-membros reforçaram o compromisso de aumentar os gastos com a defesa: um desafio para garantir a segurança sem cortar noutras áreas como a educação, a saúde ou o apoio social.
O Irão é um país do Médio Oriente, que tem um programa nuclear há muitos anos.
Israel é um país vizinho, que se sente ameaçado por esse programa.
Os EUA são aliados muito próximos de Israel e têm sido críticos do Irão.
A NATO é uma aliança militar que junta vários países da Europa e da América do Norte, incluindo Portugal.
Neste cenário de guerra, milhares de pessoas vivem com medo, especialmente crianças como tu, que querem apenas ir à escola, brincar e viver em segurança.
Sabias que...
O homem que ajudou a inventar a bomba atómica se arrependeu profundamente do que fez? A vida de Robert Oppenheimer chegou mesmo ao cinema. O filme "Oppenheimer", realizado por Christopher Nolan, ganhou vários Óscares e mostra os momentos difíceis e as decisões importantes que este cientista teve de tomar.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: expressinho@estrelaseouricos.pt