Expressinho

O que fazer com o SNS?

O que fazer com o SNS?

A situação atual do Serviço Nacional de Saúde (SNS) não é boa e isso é claro, uma vez que o próprio primeiro-ministro assume que os resultados estão a ser "lentos". Pois, eu ainda acrescento que os resultados estão a ser pouco impactantes e insignificantes

Reforços na linha de triagem telefónica são um avanço significante e que não deve ser esquecido, mas não ataca o problema de uma forma direta e objetiva, pela raiz, portanto. O problema é a falta de médicos e a pouca atratividade para esta função, vital no funcionamento público.

Na minha opinião, penso que o SNS está desorganizado e com o poder em poucas mãos (e as poucas que temos são ainda figuras mais políticas do que executivas). Com isso, defendo a criação de uma comissão política para regularizar e avaliar o estado e a competência dos líderes dos serviços públicos, como o SNS.

Como referi anteriormente, o poder está muito concentrado. Com isto defendo uma maior participação dos profissionais de saúde, que seriam escolhidos pela tal comissão política, para representar batalhões do hospital.

Pensemos no exército como referência: existem líderes de batalhões, generais, tenente, coronel e por aí vai. Em conjunto com a assembleia municipal e o seu orçamento discutiriam a situação e como reverter a mesma.

Indo ao meu primeiro ponto: a falta de médicos e a pouca atratividade, acrescento ainda a minúscula parcela de médicos formados em Portugal e que trabalham em Portugal.

Como resolver? Menos burocracia e maior gestão a nível municipal, isto levaria a que os médicos trabalhassem num ambiente menos stressante e mais controlado e regularizado.

Obviamente, os aumentos de salários são cruciais, mas penso que não será suficiente, muito menos realmente será o elemento-chave. O ponto aqui é mais reconhecimento, apoio e condições de trabalho (estas seriam facilitadas pela gestão regularizada do hospital).

Agora tu...

Queremos saber o que pensas sobre um tema da atualidade à tua escolha! Envia-nos o teu texto de opinião (até 1000 caracteres com espaços) para expressinho@estrelaseouricos.pt. Não te esqueças de nos enviar uma foto tua!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate