Expressinho

E se pudesses plantar um jornal depois de o leres?

E se pudesses plantar um jornal depois de o leres?
kate.hollowood

Incorporar sementes para dar uma vida nova ao papel e ao cartão já não é tão raro como em 2016, quando o jornal japonês Mainichi Shimbunsha lançou uma edição que se podia ler, rasgar em pedaços e depois plantar. Vamos conhecê-la e ver como podes desafiar a tua escola!

E se pudesses plantar um jornal depois de o leres?

Joana Soares

Editora Expressinho

Este jornal "verde", o Green Newspaper, foi criado em parceria com a agência publicitária Dentsu Inc, e atualmente distribui mais de 4 milhões de cópias todos os dias.

Vamos contar-te mais pormenores sobre esta iniciativa que quer tornar o mundo mais verde e promover a sustentabilidade.

Tudo isto começou com uma campanha

Se já compreendes inglês descobre como tudo começou neste vídeo. Se precisares de ajuda, mostra o vídeo aos teus pais e pede para te explicarem tudo sobre esta ideia que era apenas uma campanha e veio para ficar!

Porque é que se fazem campanhas?

Uma campanha é uma ação limitada no tempo que surpreende as pessoas e convida a refletir sobre determinado tema. Há muitas marcas que fazem campanhas para promover os seus produtos (carros, roupas, alimentos e bebidas), mas há campanhas que fazem a diferença por serem criativas, criarem algo novo e que melhora o mundo ou a vida das pessoas.

3 momentos da iniciativa

No vídeo conseguimos perceber que a campanha tinha o objetivo de pôr as pessoas a ler artigos de jornal e a compreender as notícias (understanding). Depois, eram convidadas a plantar parte do jornal (action) e a ver crescer o que plantaram (greening), fossem vasos, pequenos canteiros ou jardins.

Neste caso, a agência Dentsu Inc. e o jornal Mainichi Shimbunsha fizeram algo tão diferente, que teve bons resultados!

O Green Newspaper foi lido por muitas pessoas, foi usado em escolas e, claro, que deixou de ser limitado no tempo e passou a ser um projeto do jornal.


Desafia a tua escola!

Este jornal não só ajuda a promover a ideia de um futuro mais verde, como também é uma ferramenta educativa nas escolas.

Leva esta ideia para a tua sala de aula e convida os professores e a turma a fazer um projeto sustentável. Também podem fazer marcadores de livros ou postais sustentáveis, com sementes que se possam plantar.

Assim, estarás a dar uma nova vida a estes materiais e a tornar o mundo mais verde!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: expressinho@estrelaseouricos.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate