Pequenos “jornalistas” descobrem o mundo dos média
Jovens aceitaram o desafio de simular a gravação do programa televisivo "Polígrafo", cujo objetivo é alertar para a diferença entre notícias confiáveis e fake news e para a relevância de um jornalismo ético e verdadeiro
Alunos do 6.º ano dos Salesianos de Lisboa
No dia 4 de dezembro de 2024, os alunos da turma F do 6.º ano dos Salesianos de Lisboa visitaram as instalações da SIC e a redação do jornal Expresso, em Paço de Arcos, e realizaram uma conferência de imprensa com as diretoras da publicação infantojuvenil “Expressinho”.
Acompanhados por um guia e levados pela curiosidade, visitaram, entre outros, a régie, os estúdios dos noticiários, a sala de continuidade e ainda o estúdio onde é gravado o programa de entretenimento “Isto é gozar com quem trabalha”. Também perceberam como funciona o teleponto, o que é o croma e a responsabilidade dos pivôs ao apresentar as notícias.
Durante o percurso, exploraram a sala onde os intérpretes de Língua Gestual Portuguesa traduzem as notícias (em tempo real) e aprenderam algumas palavras nesta língua, ficando mais sensibilizados para a importância da inclusão.
Antes de terminar a visita, cheios de entusiasmo e com a colaboração do próprio apresentador do programa Polígrafo e dos seus técnicos, estes jovens aceitaram o desafio de simular a gravação deste programa televisivo, cujo objetivo é alertar para a diferença entre notícias confiáveis e fake news e para a relevância de um jornalismo ético e verdadeiro. Apesar de algum nervosismo, o desafio foi superado com bastante sucesso!
Para concluir esta experiência, os alunos vestiram a pele de jornalistas e realizaram uma conferência de imprensa, colocando diversas questões às diretoras da publicação infantojuvenil “Expressinho”.
Esta é uma notícia verdadeira, mas fiquem atentos e não se deixem enganar com informação falsa!