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Alta velocidade: construção do troço ferroviário Porto-Oiã adjudicado ao consórcio da Mota-Engil

Alta velocidade: construção do troço ferroviário Porto-Oiã adjudicado ao consórcio da Mota-Engil
Gustave Deghilage/Getty Images

Lusolav foi o único consórcio admitido no primeiro concurso de parceria público-privada da linha de alta velocidade Porto-Lisboa. Primeira fase entre Porto e Soure deverá estar concluída apenas em 2030

Alta velocidade: construção do troço ferroviário Porto-Oiã adjudicado ao consórcio da Mota-Engil

Pedro Lima

Editor-adjunto de Economia

A construção da linha de alta velocidade entre o Porto e Lisboa, que vai permitir ligar as duas maiores cidades portuguesas por comboio em apenas 1h15m, está mais perto de se tornar realidade. O Governo anunciou esta quinta-feira a adjudicação do primeiro troço da primeira fase da linha ao consórcio Lusolav, constituído por empresas portuguesas, onde a Mota-Engil tem a maior participação.

O primeiro troço corresponde ao trajeto entre o Porto e Oiã, no distrito de Aveiro e está incluído na primeira fase da linha, que faz a ligação entre o Porto e Soure. Esta primeira fase deverá estar concluída em 2030. Quando o projeto foi apresentado em setembro de 2022, a previsão apontava para a sua conclusão em 2028.

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