Transportes

China pondera impor taxas sobre carros de alta cilindrada provenientes da UE

China pondera impor taxas sobre carros de alta cilindrada provenientes da UE
Peng Song

Este anúncio surge menos de uma semana depois de Bruxelas ter confirmado a aplicação de taxas punitivas sobre veículos elétricos oriundos da China

A China afirmou hoje que está a “estudar” o agravamento das taxas alfandegárias sobre veículos de alta cilindrada a combustível que importa da União Europeia (UE), para “salvaguardar firmemente os direitos e interesses legítimos das suas indústrias e empresas”.

Um porta-voz do Ministério do Comércio da China afirmou, em comunicado, que Pequim está a realizar investigações para “proteger plenamente os direitos de todas as partes envolvidas”.

A medida surge menos de uma semana depois de Bruxelas ter confirmado a aplicação de taxas punitivas sobre veículos elétricos oriundos da China, que, por sua vez, abriu investigações ‘antidumping’ sobre os produtos lácteos e a carne de porco da União Europeia (UE).

‘Dumping’ significa a venda abaixo do custo de produção, viável através da atribuição de subsídios aos produtores.

“Vamos emitir uma decisão objetiva e justa com base nos resultados das investigações sobre a carne de porco e os produtos lácteos da UE”, disse o porta-voz, acrescentando que o país está também a “considerar medidas como o aumento das taxas sobre as importações de veículos a combustível de grande capacidade”.

A China avançou também hoje com a imposição de medidas 'antidumping' provisórias sobre o brandy importado da UE a partir desta sexta-feira, depois de a Comissão Europeia (CE) ter decidido na semana passada avançar com a imposição de taxas punitivas sobre as importações de veículos elétricos provenientes do país asiático.

Após nove meses de inquérito, Bruxelas sugeriu um aumento das taxas devido ao apoio que o Estado chinês concede às empresas que fabricam automóveis elétricos.

Dependendo do nível de subsídios públicos que as diferentes marcas receberam de Pequim, a Comissão Europeia recomendou um imposto de 7,4% para a BYD, 20% para a Geely e 38,1% para a SAIC. As marcas ocidentais que produzem na China (Telsa, Dacio ou BMW) seriam igualmente tributadas a 21%.

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