Exclusivo

Transportes

Julgamento 'Dieselgate': o que é feito do antigo líder da Volkswagen?

Julgamento 'Dieselgate': o que é feito do antigo líder da Volkswagen?
getty images

Arranca, esta terça-feira, o julgamento do ex-presidente da Volkswagen, Martin Winterkorn, na sequência das investigações sobre o caso ‘Dieselgate’, que abalou a indústria automóvel em 2015 por causa da manipulação das emissões poluentes. O caso já custou à Volkswagen 32 mil milhões de euros

Quase nove anos depois da explosão do escândalo do “Dieselgate”, o antigo presidente executivo da Volkswagen (VW), Martin Winterkorn, vai começar a ser julgado, esta terça-feira, no Tribunal de Brunsvique, na Alemanha. Winterkorn é acusado de fraude comercial, manipulação de mercado e prestação de falsas declarações.

As acusações remontam a setembro de 2015, altura em que foi descoberto que a Volkswagen tinha instalado um software que manipulava as emissões de gases poluentes, em cerca de 11 mil carros a diesel. O mecanismo, conhecido como “defeat device”, detetava quando é que o veículo estava a ser testado e ajustava, temporariamente, o desempenho do motor, de forma a reduzir as emissões poluentes. Em estrada, esses mesmos carros emitiam 40 vezes mais gases poluentes do que aquilo era permitido por lei.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jsimoes@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate