O paradigma do investimento em grandes infraestruturas mudou no século XXI, e os aeroportos nas democracias liberais só se fazem com o consenso da sociedade e a concordância dos ambientalistas, avisa Nuno Gil, doutorado em Engenharia Civil e Ambiental na Universidade da Califórnia, e professor na Alliance Manchester Business School, onde investiga e leciona cursos relacionados com o investimento em grandes infraestruturas, os chamados "megaprojectos", abordando questão como o planeamento, a criação de valor e os ecossistemas sociais e económicos que os envolvem.
Defende, por isso, em entrevista ao Expresso, que o país tem de iniciar debate do financiamento e do impacto social o quanto antes para não perder mais tarde anos a lutar na justiça. "Há uma questão que eu ainda não vi discutida, e que é relevante: quem é que vai financiar estes investimentos. Não acredito que um aeroporto possa ser financiado só pelo privado. As exigências sociais e ambientais vão ser tantas, e há muitas infraestruturas de apoio que vão ter que ser construídas", afirmou.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt