A proposta do PCP para se avançar com uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, realizada em 2013, no governo de Pedro Passos Coelho, foi chumbada no Parlamento esta quarta-feira, com os votos contra do PSD, PS e CDS. Iniciativa Liberal, Livre e Bloco de Esquerda votam a favor.
O desfecho desapontou o PCP, que esperava ver escrutinada a privatização da ANA e o contrato de concessão atribuído à francesa Vinci, um negócio que considera fortemente lesivo dos interesses do Estado.
António Filipe, deputado do partido comunista, lamentou que tenha existido uma "convergência de votos entre o PSD e o PS para evitar a CPI à privatização da ANA", escrutínio que considerou relevante "à luz da auditoria do Tribunal de Contas em janeiro deste ano".
O PS votou contra apesar de no passado Pedro Nuno Santos, enquanto ministro das Infraestruturas, ter tecido duras críticas à privatização da ANA - Aeroportos de Portugal. Em entrevista ao Expresso, publicada a 17 de janeiro de 2020, chegou a dizer que a "privatização da ANA foi um negócio ruinoso".
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt