O Metro de Lisboa recebeu duas propostas no âmbito do concurso público internacional para aquisição de material circulante: uma proposta da chinesa CRRC Tangshan, por 115 milhões de euros, e outra da suíça Stadler Rail, de 134 milhões.
Em nota divulgada esta terça-feira, o Metropolitano de Lisboa lembra que o concurso em causa tem como objetivo “dar resposta ao aumento expectável da procura da rede do Metropolitano de Lisboa nos próximos anos face aos novos prolongamentos (linha Circular e linha Vermelha a Alcântara)”.
A empresa quis adquirir mais 36 carruagens não só pelo aumento da procura, mas também pela “necessidade de vir a substituir, de forma contínua, o material circulante que se encontra em fim de vida, procurando, desta forma, assegurar-se as condições de flexibilidade e interoperacionalidade de toda a frota”.
A compra é cofinanciada por fundos europeus e pelo Fundo Ambiental e o procedimento foi lançado a 30 de novembro de 2023. O prazo de execução do contrato é de 54 meses.
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