Transportes

Chineses da BYD já vendem mais carros elétricos do que a Volkswagen em Portugal

Chineses da BYD já vendem mais carros elétricos do que a Volkswagen em Portugal

A norte-americana Tesla, do conhecido empresário Elon Musk, vendeu 1704 carros elétricos em Portugal nos dois primeiros meses deste ano, e lidera num segmento onde a chinesa BYD está a crescer e vende mais que a alemã Volkswagen

Chineses da BYD já vendem mais carros elétricos do que a Volkswagen em Portugal

Vítor Andrade

Coordenador de Economia

Há poucos meses era uma marca desconhecida para a maioria esmagadora dos portugueses mas, desde o início deste ano, a chinesa BYD já vendeu mais carros elétricos que a Volkswagen no mercado nacional.

Com efeito, e segundo as últimas estatísticas divulgadas esta segunda-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), no acumulado de janeiro e fevereiro de 2024 a marca chinesa de carros elétricos BYD vendeu 251 unidades, contra 236 do gigante alemão Volkswagen.

A BYD já tem pontos de venda praticamente em todo o território nacional, e o modelo mais barato (dos cinco que já tem disponíveis no mercado nacional) começa nos 29.990 euros, um dos mais acessíveis no segmentos dos carros elétricos.

Só no mês de fevereiro a BYD vendeu 123 carros em território nacional, enquanto a VW não foi além das 81 unidades comercializadas, segundo a ACAP.

BYD já é a 6ª marca mais vendida

No ranking nacional de vendas de carros elétricos a BYD ocupa agora a 6ª posição, sendo que a liderança continua, destacada, entregue à norte-americana Tesla, que no acumulado dos dois primeiros meses deste ano já vendeu 1704 carros elétricos.

Esta marca, fundada e detida pelo multimilionário Elon Musk, já vendeu mais carros elétricos em Portugal do que as quatro marcas que lhe sucedem no ranking, juntas. BMW, Mercedes, Volvo e Citroën, venderam, em conjunto, 1.608 carros movidos a eletricidade, nos dois primeiros meses deste ano.

No Top 10 de vendas de carros elétricos a nível nacional, e ainda segundo as contas da ACAP, foi a Fiat (9ª posição) que registou o maior crescimento homólogo, da ordem dos 530%, tendo passado de 30 unidades vendidas nos dois primeiros meses de 2023, para 189, no mesmo período deste ano.

A título de curiosidade, entre as marcas de superdesportivos, há registo de um carro elétrico vendido pela Maserati, e outro pela Lotus.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: VAndrade@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate