Consoada e dia de Natal com menos transportes: Metro fecha mais cedo e há cortes nos autocarros e comboios
A Carris Metropolitana serve toda a Grande Lisboa
Carris, Carris Metropolitana, STCP, Metro de Lisboa, Metro do Porto e CP ajustam oferta à “acentuada redução da procura” registada nos dias 24 e 25 de dezembro
É uma prática habitual e que se repete a cada ano: os transportes públicos regulares decidem cortar a oferta nos dias 24 e 25 de dezembro, datas em que sentem uma diminuição da procura, o que permite, também, que parte dos seus trabalhadores não tenham de estar escalados na consoada e no dia de Natal.
Os metropolitanos, tanto em Lisboa como no Porto, vão encerrar mais cedo, e serão menos as carreiras de autocarro a assegurar serviços, com linhas a serem suspensas durante as horas de menor afluência.
Nos comboios, a diminuição da circulação sentir-se-á em toda a rede, com redução da oferta ao fim da tarde de 24, só recuperada depois com o passar da manhã de 25.
João Carlos Santos
Metro de Lisboa
Na capital, o Metro de Lisboa vai encerrar às 22h no dia 24 (quando o horário habitual é pela 1h00). “O último comboio parte das estações terminais cerca das 22h05”, segundo um comunicado da transportadora.
Não só o metro fecha mais cedo como também vai abrir mais tarde: “No dia 25 de dezembro (segunda-feira), todas as estações reabrem às 08h”. Por regra, a abertura das estações dá-se pelas 6h30.
“Esta alteração do horário de exploração deve-se à acentuada redução da procura que habitualmente se verifica na noite e no dia de Natal”, justifica o Metro de Lisboa.
Nuno Fox
Carris e Carris Metropolitana
A Carris também diminui a oferta, sendo que deixam de estar em vigor os horários de Inverno, passando aos de agosto (com menos circulação), no dia 24, segundo o aviso deixado no site.
Além disso, “a partir das 20h será adotada uma acentuada redução do serviço oferecido, funcionando apenas as carreiras 703, 708, 717, 735, 736, 742, 750, 751, 755, 758, 760 e 767”. Não apenas só estas carreiras funcionam, como a frequência habitual cairá para cerca de metade.
Da noite de 24 para 25, também os autocarros da rede da madrugada não funcionam.
No dia 25, também continuam os horários de feriado de agosto com “redução de serviço ao início da manhã em parte significativa das carreiras”.
Os horários continuarão, durante a semana, a ser mais reduzidos.
A Carris Metropolitana, que assegura as ligações entre os municípios da Área Metropolitana de Lisboa, também procedeu a ajustes nos horários. “As linhas terão início e encerramento em horários distintos dos usuais”, anuncia.
Jeff Greenberg/Getty
Metro do Porto
“À semelhança do que é habitual na véspera de Natal, 24 de dezembro, o Metro do Porto termina mais cedo a operação, com as últimas partidas a fazerem-se pelas 20h00, em todas as linhas”, segundo o comunicado. O comboio da linha E, da Senhora da Hora para Fânzeres, é o último a sair, às 20h21.
No dia 25, também o horário começa mais tarde, “iniciando-se entre as 8h30 e as 09h00”. O primeiro metro a abrir é o da linha B, da Póvoa do Varzim destinado ao Estádio do Dragão, pelas 8h36.
Normalmente, o metro funciona das 6h00 até à 1h00. “Como sempre, o ajuste nos horários deve-se à perspetiva de procura que, historicamente, reduz de forma muito acentuada nesta altura”, justifica.
Rui Duarte Silva
STCP
Nos autocarros da cidade do Porto, “haverá recolha antecipada de viaturas entre as 18h30 e as 21h00”, indica a STCP. Durante a noite, só 34 autocarros andarão em 18 linhas.
Já no feriado de dia 25 (segunda-feira), os elétricos, que deixam de trabalhar dia 24 pelas 17h30, só vão começar a funcionar pelas 14h00.
Nos autocarros para dia 25, não são indicadas grandes alterações, havendo referência ao serviço da madrugada com “as 11 linhas em operação” e o serviço diurno a funcionar no horário regular de domingos e feriados.
CP
Na CP, também haverá comboios suprimidos, segundo o anúncio deixado. Na Linha do Norte, Minho, Beira Alta, Beira Baixa, Sul, e Alentejo, haverá menos serviços alfa e intercidades, sobretudo nos comboios cuja chegada prevista é além das 20h e até às 12h de dia 25 de dezembro. Os regionais e o Celta, para Vigo, também sentirão os cortes.
É isso que acontece também com os comboios urbanos de Aveiro, Braga, Coimbra, Guimarães, Lisboa, Marco e Porto, com redução da oferta no período noturno de 24 e início do dia de Natal. Por exemplo, na capital, nas linhas de Cascais e Azambuja, serão feitas menos 30 viagens neste período.